F-BMW: Vilarinho quebra recorde de Vettel na categoria

Giancarlo Vilarinho fez da marca de cinco “hat-tricks” consecutivos um novo recorde mundial na Fórmula BMW.

Foram cinco poles, cinco melhores voltas e cinco vitórias consecutivas. Os números alcançados por Giancarlo Vilarinho recentemente na Fórmula BMW Americana superam qualquer marca já estabelecida nos diversos campeonatos da categoria espalhados pelo mundo, como a Fórmula BMW Asiática e a Fórmula BMW Européia. “Desde que a categoria foi criada, nós tivemos vários pilotos que conseguiram mais do que cinco ‘hat-tricks’. Como o Sebastian Vettel, por exemplo, que fez mais de dez. Mas nunca de forma consecutiva”, afirma Ingo Lehbrink, diretor de comunicação esportiva da BMW.

“Desta forma, está certo dizer que Giancarlo Vilarinho estabeleceu este recorde específico”
, acrescenta. Na história da categoria, quem mais se aproximou desta marca inédita foi Sebastian Vettel, campeão da então chamada Fórmula BMW Alemã, em 2004 (tornou-se Fórmula BMW Européia). Apesar de estraçalhar as estatísticas da categoria, com 18 vitórias, 14 poles e 13 melhores voltas em 20 corridas, ele nunca conseguiu encaixar uma sequência de cinco “hat-tricks”, o que no meio automobilístico nacional apelidou-se de “barba, cabelo e bigode”. O máximo que conseguiu foram quatro corridas com 100% de aproveitamento.

Mais do que um recorde, os resultados recentes deram ao brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 17 anos, a liderança do campeonato na Fórmula BMW Americana. Depois de encerrada a primeira metade do campeonato, com a sétima etapa, ele tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o colombiano Gabby Chaves. “Nas duas primeiras etapas, tive um segundo lugar e uma quebra, com duas vitórias do meu companheiro de equipe. Dali em diante, passei a me cobrar muito mais, porque sabia a importância desses resultados para o campeonato”, comenta Giancarlo Vilarinho. Esta é a segunda temporada dele no automobilismo.

A cobrança pessoal rendeu pole position, vitória e melhor volta nas duas corridas da Virgínia e nas três provas de Utah, totalizando os cinco “hat-tricks”. “Depois do ano de estreia dele, em 2008, o objetivo nesta temporada sempre foi ganhar corridas e ele está fazendo tudo exatamente conforme o planejado”, elogia o manager de Giancarlo Vilarinho, Paulo Carcasci. Os dois trabalham juntos desde que o piloto deixou o kart. “Quero manter o foco para seguir com bons resultados e ver o título se aproximar como consequência deste trabalho que fazemos corrida após corrida”, conclui Giancarlo Vilarinho.

MOMENTO HISTÓRICO

As cinco vitórias de Giancarlo Vilarinho também fazem dele o piloto brasileiro com o maior número de conquistas entre os campeonatos da categoria – num momento mais do que especial para o Brasil. Os representantes do País lideram duas das três divisões no mundo: a Fórmula BMW Americana, com Giancarlo Vilarinho, e a Fórmula BMW Européia, com Felipe Nasr. É a primeira vez que isso acontece desde que a montadora alemã criou a categoria que revelou Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Timo Glock, Adrian Sutil e Sebastien Buemi para a Fórmula 1. Só não estão na frente na única que não conta com brasileiros, a Fórmula BMW Asiática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *