Kart: Divulgado o regulamento do Biland Rio 2009

Categoria dos motores de kart mais modernos do país volta a competir no Rio de Janeiro no próximo dia 31 de maio.

A semana do kartismo nacional ficou marcada pela volta das competições com motores Biland ao estado do Rio de Janeiro. Em uma parceira entre a Biland Motorsport do Brasil, os organizadores do Campeonato Serrano de Kart e a Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), a volta dos motores quatro tempos mais modernos do país ao estado fluminense foi ratificada – e o Biland Rio 2009 começa já no próximo dia 31 de maio, com a primeira das quatro rodadas duplas programadas para este ano no kartódromo de Guapimirim, região serrana do estado.

Em seu site oficial, a Biland já divulgou o regulamento do certame que tem as mesmas bases da Copa Biland Motorsport disputada em São Paulo, junto com as provas do Campeonato Paulista de Kart organizadas pelo Interlagos Motor Clube. No Rio os finais de semana de corrida terão duas baterias da Biland com o novo formato de classificação adotado neste ano. O resultado da primeira corrida forma o grid de largada da segunda, mas os oito primeiros colocados têm suas posições invertidas. Ou seja, o vencedor da prova inicial larga em oitavo na outra, o segundo colocado larga em sétimo e assim por diante.

“Colocamos essa regra em prática em São Paulo e o resultado tem sido fabuloso. Com os karts teoricamente mais rápidos largando no meio do pelotão, a segunda bateria da Biland fica muito equilibrada e um verdadeiro show para quem está assistindo. Sem contar que, com a segunda corrida valendo mais pontos, o campeonato também ganha em equilíbrio”
, comenta Paulo Breim, promotor da Biland no Brasil ao lado da ex-piloto Andréia Octaviano.

Em cada rodada o sistema de pontuação da Biland dá 10 pontos para o vencedor na primeira corrida; e 15 para o vencedor da segunda corrida. Além de pontos de bonificação para os autores de pole-position e melhor volta. A única diferença entre os regulamentos de São Paulo e Rio de Janeiro da Biland está no peso para a categoria KGP – voltada aos pilotos com idade entre 14 e 25 anos. No Biland Rio o conjunto kart e piloto dessa categoria deverá pesar 175 kg – o mesmo peso de KGPS e KGPSS; enquanto em São Paulo são 165 kg.

O valor de inscrição – tanto no Biland Rio, quanto na Copa Biland de São Paulo, é de R$ 1.500,00 e inclui motor, combustível, lubrificantes, pneus e treinos livres. Mais detalhes do Biland Rio 2009 no site oficial da marca (www.biland.com.br), ou no site da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro (www.faerj.org.br).

Confira abaixo o calendário da competição junto do Campeonato Serrano de Kart, em Guapimirim:
1ª Etapa – 31/05/2009
2ª Etapa – 28/06/2009
3ª Etapa – 30/08/2009
4ª Etapa – 08/11/2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *