F-Júnior: Federação Gaúcha de Automobilismo e CBA apostam em nova categoria para pilotos novatos

Fórmula Júnior será disputada nos autódromos gaúchos e utilizam monopostos cedidos pela CBA em assembleia

Uma nova alternativa para pilotos novatos que pretendem, com um custo baixo, seguir carreira em categorias de Fórmula está surgindo no Brasil. Este é o propósito da Fórmula Junior, nova categoria criada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) que cedeu Á  FGA os carros que foram totalmente restaurados no Rio Grande do Sul.Â

A Fórmula Júnior, destinada a pilotos com idade entre 16 e 21 anos, utilizará monopostos produzidos com chassi tubular, contendo motorização de 1.4 litros, câmbio Hewland, pneus NA Carrera slicks e sistema completo de gerenciamento Pro Tune. Um preparador, designado pela FGA, cuidará da equalização dos motores, enquanto cada uma das equipes participantes com dois carros poderá realizar seus próprios ajustes. Visando o equilÁ­brio do torneio, os motores, amortecedores e molas serão sorteados a cada duas etapas.

Um dos atrativos da Fórmula Júnior é o baixo custo do torneio. Os pilotos que disputarem o certame, composto por oito etapas (todas disputadas em autódromos gaúchos), farão um investimento total entre seis e sete mil reais durante a temporada. Até o momento, 14 das 15 vagas disponÁ­veis no grid da categoria estão ocupados. Destaca-se a presença de pilotos vindos dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, além dos gaúchos, que serão maioria no campeonato.

Segundo Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, esta caracterÁ­stica, aliada a possibilidade da realização de diversos treinos, faz com que a categoria torne-se atrativa para os pilotos: “a Fórmula Júnior é um campeonato de base, feito para pilotos vindos do kart, que poderão realizar muitos treinos. Eles saem do kart e vão aprender a correr trocando de marchas. Por isso os treinos são importantes em categorias de base”, lembra Cleyton Pinteiro.

Para o presidente da FGA, Carlos de Deus, a Fórmula Júnior ocupará um espaço importante na formação de pilotos de monopostos, podendo avançar para a Fórmula 1.6 (também realizada nos autódromos do Rio Grande do Sul), ou para campeonatos considerados maiores: “pretendemos que o piloto passe, no máximo, dois anos na Fórmula Júnior. Depois disso, ele poderá disputar a Fórmula 1.6, que tem um motor mais forte e com preparação diferente, ou ainda a Fórmula 3 Sul-Americana”, completa Carlos de Deus.

Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), os pilotos já confirmados no grid da Fórmula Júnior e os que pretendem experimentar o equipamento, poderão participar da segunda sessão de testes coletivos, que acontecem no autódromo de Guaporé (RS). O campeonato será aberto no dia 7 de abril, com a rodada dupla que será disputada no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita.Â