F-Nippon: João Paulo quer bom resultado no encerramento da temporada

Tony Kanaan será atração na principal categoria do Japão.

O brasileiro João Paulo de Oliveira participa neste fim de semana (18/11) da nona e última etapa da Fórmula Nippon. Ele ocupa a nona colocação no campeonato da principal categoria de monopostos do oriente, e espera melhorar seu posicionamento no certame em sua primeira temporada completa. “Se tudo correr bem espero ganhar mais uma posição na tabela de classificação na última corrida. Porém, mesmo se manter minha posição já será o melhor desempenho da historia da minha equipe, o que já da um balanço bastante positivo da temporada”, comentou o piloto da Kondo Racing.

A grande novidade do encerramento da temporada nipônica será a participação do brasileiro Tony Kannan, terceiro colocado no Campeonato Indy Racing League (IRL), convidado pela Honda. “Quero dar boas vindas ao Tony. Admiro bastante o trabalho que ele faz nos EUA. Sei que ele é um grande piloto e tem capacidade de realizar um bom trabalho aqui também”, elogiou João Paulo.

Está será a terceira corrida da temporada no circuito de 5.807 metros de Suzuka, no Japão, e que foi palco de 10 decisões do Mundial de Fórmula 1. Na primeira delas, a segunda etapa do calendário, João Paulo teve problemas e chegou apenas na 14ª posição. Já na quinta corrida do ano, o brasileiro fez uma grande recuperação e, após partir em 22°, cruzou a linha de chegada em sétimo. Na rodada anterior, em Motegi, o paulista completou a prova na oitava posição após fazer 15 ultrapassagens. “Já está mais que claro que nosso desempenho nas corridas é melhor do que no treino classificatório. Por isso, tenho o objetivo de melhorar nosso ritmo de classificação pra esse fim de semana e com isso terei chances muito melhores de pontuar”, planeja.

A briga pelo título da categoria ainda está aberta. O francês Benoit Treluyer (Impul) lidera o certame com 45 pontos, seguido pelos japoneses Takashi Kogure (Nakajima) e Tsugio Matsuda (Impul), ambos com 41 pontos. A pontuação da Fórmula Nippon, que segue o mesmo padrão da Fórmula 1, está assim depois de oito etapas:

1. (1) Benoit Treluyer (FRA/Impul) – 45
2. (32) Takashi Kogure (JAP/Nakajima), 41
3. (2) Tsugio Matsuda (JAP/Impul) – 41
4. (31) Loic Duval (FRA/Nakajima) – 31
5. (36) Andre Lotterer (ALE/Tom’s) – 29
6. (19) Satoshi Motoyama (JAP/Impul), 28
7 (33) Ronnie Quintarelli (ITA/Inging) – 27
8. (40) Bjorn Wirdheim (SUE/Dandelion) – 16
9. (4) João Paulo de Oliveira (BRA/Kondo) – 12
10. (20) Michael Krumm (ALE/Impul) – 12
11. (11) Yuji Tachikawa (JAP/Cerumo) – 11
12. (37) Seiji Ara (JAP/Tom’s) – 7
13. (55) Yuji Ide (JAP/Arta) – 6
14. (41) Fábio Carbone (BRA/Dandelion) – 3
15. (7) Tetsuya Kataoka (JAP/LeMans), 2
16. (8) Tora Takagi (JAP/Le Mans) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *