F-Renault Européia: Pipo larga em sétimo neste domingo em Spa

Brasileiro teve problema com a embreagem na largada da primeira corrida, caiu para 32º e recuperou 12 posições.

A estréia de Pipo Derani no Campeonato Europeu de Fórmula Renault em Spa-Francorchamps teve um pouco de tudo: chuva forte adiando para o dia seguinte o treino classificatório, tráfego na pista nos momentos em que tentava a volta rápida e um problema na embreagem que arruinou sua largada na corrida disputada neste sábado (2), na Bélgica. A prova foi a primeira da rodada dupla. Na segunda corrida, que acontece neste domingo, Pipo sairá em sétimo e pode até conquistar um pódio já em sua primeira participação em uma etapa do Campeonato Europeu.

O brasileiro disputa regularmente o Campeonato Norte-Europeu da categoria e participou do torneio europeu para ganhar experiência. Largando da 10ª colocação na corrida deste sábado, Derani teve um problema com a embreagem de seu F-Renault, que fez o motor do carro apagar. Como a largada acontecia na reta em descida que antecede a primeira curva – a Eau Rouge -, Pipo conseguiu fazer o carro voltar a funcionar, mas já havia caído para a 32ª posição.

No complemento da primeira volta, o brasileiro já havia passado em 26º; logo depois continuou o ritmo forte e recuperou mais seis posições. Entretanto, na segunda metade da prova, o carro de Derani passou a sair muito de frente. “Foi estranho. Quando estava ‘de cara para o vento’, sem nenhum carro na minha frente, eu era rápido. Mas quando entrava no tráfego o carro começou a ficar dianteiro demais. Por isso não deu para recuperar mais posições”, afirmou o piloto da Motopark Academy, que terminou a primeira corrida do final de semana na 20ª posição. O vencedor foi o espanhol Albert Costa.

Segunda corrida – O treino classificatório realizado na manhã deste sábado definiu também o grid da segunda corrida, com largada programada para as 5h40 (horário de Brasília). Nesta prova, Pipo Derani larga da sétima posição. “A equipe está trabalhando no carro para solucionar o problema do carro escapar tanto de frente quando eu estou no meio do tráfego. Largando do sétimo lugar, acho que é razoável ter como objetivo um lugar no pódio. Mas, com 40 carros na pista, isso não vai ser nada fácil”, analisou.

Confira os dez primeiros do grid de largada para a corrida deste domingo (3) em Spa-Francorchamps:

1º) Albert Costa (Espanha) – 2min19s145
2º) Kevin Magnussen (Dinamarca) – a 0s288
3º) Adrien Quaife-Hobbs (Inglaterra) – a 0s653
4º) Antonio Felix da Costa (Portugal) – a 0s819
5º) Jean Eric Vergne (França) – a 0s958
6º) Miki Monras (Espanha) – a 0s975
7º) Pipo Derani (Brasil) – a 1s162
8º) Nathanaël Berthon (França) – a 1s242
9º) James Calado (Inglaterra) – a 1s272
10º) Carlos Muñoz (Espanha) – a 1s308

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *