F1: Advogado de Briatore diz que possÁ­vel apelação da FIA será inútil

O advogado de Flavio Briatore disse nesta quinta-feira que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não tem chances de ganhar a caso decida apelar da decisão do tribunal francês que anulou o banimento do ex-chefe da Renault.

“Em primeiro lugar, queremos ver o veredicto reforçado. Mas, de qualquer forma, a chance da FIA vencer caso decida apelar é zero”, disse Philippe Ouakrat, de acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport.

O advogado aproveitou para atacar os comandantes da FIA. â€œÉ uma verdadeira catástrofe para eles. Eles preferem se calar, como um molusco. GostarÁ­amos de ter resolvido de outra forma, mas agora Briatore tem muita coisa pela frente”, disse Ouakrat.

“A FIA poderia dar um passo atrás. Até agora Briatore aceitou deixar a equipe de fora, mas ele nunca vai aceitar ter seu nome ligado a uma trapaça. PoderÁ­amos pedir compensações pelos danos sofridos pela empresa de gerenciamento de pilotos do meu cliente. Os números seriam muito maiores”, continuou o advogado.

Para Ouakrat, o Conselho Mundial da FIA será forçado a fazer mudanças radicais em sua estrutura após o veredicto favorável Á  Briatore. “A corte atendeu a praticamente todas as nossas questões, mas o elemento mais sério é o relativo Á  própria estrutura do Conselho Mundial da FIA, que não na verdade não pode mais existir”, falou.

“De acordo com as leis francesas e internacionais, um órgão é proibido de julgar, processar e investigar ao mesmo tempo, sendo que o presidente da entidade é quem decide a quem investigar, que controla as investigações e que preside o julgamento”, explicou Ouakrat.

“Agora, a FIA não pode tomar medidas disciplinares sem o risco de vê-las anuladas em um tribunal civil”, falou Ouakrat, que reiterou que Briatore pensa em entrar com uma ação contra Nelsinho Piquet. “Estamos avaliando a situação com relação ao piloto”, finalizou o advogado de Briatore.

Fonte: UOL Esporte