F1: Alternador é dor de cabeça para Red Bull e esperança para Alonso

Peça já obrigou carros da escuderia austríaca abandonarem três provas neste ano

Às vezes o espanhol Fernando Alonso parece um bruxo vudu quando fala nas possibilidades de quebra dos carros da Red Bull. Mas, acima de tudo, o espanhol é realista quanto às suas chances de ser tricampeão no próximo domingo em Interlagos.

Sabe muito bem que, em um final de semana normal, não tem a menor chance de conseguir descontar os 13 pontos que o separam do alemão Sebastian Vettel na tabela. Sua grande chance seria em algum tipo de problema no carro do alemão.

Esta esperança foi realçada na última corrida em Austin quando o carro de Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, sofreu uma falha no alternador que o fez abandonar a prova. O mesmo problema que causou os dois únicos abandonos do alemão na temporada, nos Grandes Prêmios da Europa e da Itália.

– Nos Estados Unidos abandonou a Red Bull errada mas, no Brasil, sigo com a esperança de que algo pode acontecer com Vettel e de que podemos ser campeões. A gente vê que sempre acontece alguma coisa com os carros da equipe, perdem água nos treinos livres ou quebra o câmbio. Mas se não acontecer nada e ele vencer a corrida, lhe felicitarei e ele será campeão de forma merecida – afirmou o espanhol da Ferrari.

Mas a Renault, fornecedora do alternador da Red Bull, já trabalha para minimizar o risco de algo dar errado com o carro de Vettel na decisão. Em Austin, tanto ele quanto Webber usaram um modelo nas mesmas especificações de Monza.

O desenvolvido após aquela corrida, com a solução para as quebras, ainda havia sido pouco testado. No GP dos Estados Unidos, duas equipes que também usam alternadores da Renault com o novo modelo: Lotus e Caterham. E os carros de ambas não sofreram nenhum problema. Assim, em Interlagos, a Red Bull também vai usar esta nova especificação, já testada pelas “cobaias”. Na Fórmula 1, cautela nunca é demais.

Fonte:LANCENET!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *