F1: Aston Martin retira recurso contra exclusão de Vettel no GP da Hungria; alemão está oficialmente desclassificado

Equipe britânica acreditava ter novas evidências de que uma falha no sistema de combustÁ­vel causou o “sumiço” do litro obrigatório pós-corrida

Equipe britânica acreditava ter novas evidências de que uma falha no sistema de combustÁ­vel causou o “sumiço” do litro obrigatório pós-corrida

Com isso, a equipe entrou com um recurso e também solicitou o direito de revisar a decisão dos comissários de desqualificar Vettel. No entanto, apesar de fornecer novas evidências de que um valor de alÁ­vio de pressão de célula de combustÁ­vel realmente falhou, a FIA rejeitou o pedido.

De acordo com os dados de telemetria registrados durante a corrida, a Aston Martin estimou que deveria haver pelo menos 1,44 litros a mais no carro além do que a federação havia conseguido. Após o GP da Hungria, o carro de Vettel foi apreendido e levado para as instalações do órgão na França, caso fosse necessário como prova em uma audiência legal.

A equipe imediatamente interpÁ´s o recurso e também solicitou o direito de rever a decisão dos comissários de desqualificar o tetracampeão. No entanto, apesar de fornecer novas evidências de que um valor de alÁ­vio de pressão da célula de combustÁ­vel realmente falhou em evitar que o combustÁ­vel fosse bombeado para o tanque, a FIA rejeitou o pedido.

Como parte da investigação da Aston Martin, também foi descoberto que o mau funcionamento técnico havia causado um vazamento, o que significava que não havia tanta gasolina no carro quanto a escuderia inicialmente suspeitou.

Portanto, embora as evidências fornecidas fossem novas em termos de desacerto, o fato de não ter mostrado mais de um litro a bordo significou que o caso foi encerrado. Assim, o time decidiu retirar o recurso, ou seja: o tetracampeão perdeu oficialmente o seu segundo lugar.

“Tendo considerado nossa posição e observado o veredicto dos comissários da FIA de que havia novas evidências de uma falha no sistema de combustÁ­vel, retiramos nossa apelação com base em acreditarmos que esse processo pesa mais que os benefÁ­cios de ser ouvido.”

A exclusão confirmada de Vettel significa que Lewis Hamilton ficou em segundo, atrás de Esteban Ocon, com Carlos Sainz conquistando o último lugar do pódio.

Fonte: Motorsport.com