F1: Bourdais é confirmado para segundo ano na Toro Rosso

A convocação de Sebastien Bourdais para os testes da Toro Rosso da semana que vem era mesmo um indÁ­cio de que o francês deveria ficar com uma das vagas da escuderia. Um dia após ser chamado para pilotar o carro italiano em Jerez de la Frontera, o tetracampeão da Fórmula Indy teve confirmado oficialmente que iniciará sua segunda temporada na elite do automobilismo mundial.

Estreante na Fórmula 1 em 2008, Bourdais não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, Sebastian Vettel, e por isso viu sua continuidade na Toro Rosso ser ameaçada, principalmente depois que Takuma Sato surgiu com um forte aporte financeiro para voltar Á  categoria.

Entretanto, o francês, embora tenha sido superado pelo japonês na maior parte dos ‘vestibulares’ promovidos pela STR no fim do ano passado, acabou levando a melhor nessa disputa.

“Foi um inverno muito longo e difÁ­cil”, afirmou Bourdais, que ficou até fevereiro com o futuro indefinido. “Mas agora a espera finalmente acabou, e estou muito animado para começar meu segundo ano na Toro Rosso. Gostatria de agradecer Á  Red Bull e a Dietrich Mateschitz (dono da empresa de bebidas energéticas) pela oportunidade de continuar no time e poder progredir na comparação com 2008”.

Confirmado no time de Faenza ao lado do debutante suÁ­ço Sebastien Buemi, o francês disse mal poder esperar para competir com as novas regras da Fórmula 1, que incluem a introdução do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), o retorno dos pneus slick e a diminuição da força de aderência dos carros – o que promete um aumento do número de ultrapassagens durante as corridas.

“Agora posso me focar na preparação para o próximo campeonato. Ele deve ser muito interessante, graças Á s mudanças no regulamento. Espero também estabelecer um bom relacionamento com Buemi para assegurar o melhor trabalho possÁ­vel para a equipe e para a Red Bull”.

Chefe da Toro Rosso, Franz Tost acredita que Bourdais possa continuar evoluindo após elevar seu nÁ­vel no fim da última temporada. “Depois de um ano na STR, esperamos que ele aproveite a experiência que ganhou em 2008. Ele conhece o ambiente da Fórmula 1, as corridas e a escuderia. Além disso, os pneus slick devem se encaixar muito bem com seu estilo”.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net