F1: Bruno Senna torce contra chuva no GP da China

Mudança no mapeamento muda comportamento do acelador do carro da HRT F1 Team no Q1.

uma certeza, de acordo com a previsão da meteorologia, a chuva esperada para o Grande Prêmio da China está longe de agradar a Bruno Senna. O piloto da HRT F1 Team vai largar em 23º com a sensação de que a pista molhada poderá apenas agravar os efeitos da pouca pressão aerodinâmica gerada pelo carro da equipe espanhola. “Já estamos no limite do downforce. Se chover, a diferença das outras equipes para a nossa aumentará, principalmente com pneus intermediários. A temperatura também não está favorável, mas teremos de fazer o que for possÁ­vel”, afirmou.

Bruno não escondeu o desapontamento com o desfecho da primeira tomada classificatória, quando estabeleceu um tempo – 1min40s469 – pouco mais lento que o registrado nos ensaios livres da manhã. Uma mudança no mapeamento eletrÁ´nico do acelerador antes do Q1, para adaptá-lo Á  velocidade máxima de 100 km no pit lane, alterou as reações nas acelerações, desacelerações e reduções de marchas. “Alguma coisa saiu errada e o acelerador ficou imprevisÁ­vel. Já temos certa fragilidade no eixo traseiro, em termos de aderência, e se você piora o controle o carro fica muito difÁ­cil de pilotar. Eu estava gostando do equilÁ­brio no treino livre, mãe ele ficou traseiro demais. Fiquei um pouco irritado, porque fazer uma volta pior do que no treino livre não me deixou satisfeito”, comentou.

A partir deste sábado, os carros da HRT F1 Team passaram a contar com maior número de sensores capazes de ampliar as informações para os técnicos de telemetria. “Aos poucos, estamos começando a entender mais o carro. Para Barcelona, vamos poder trabalhar mais no acerto básico. Tem algumas coisas na geometria da suspensão dianteira que acho que devem ser mudadas e a equipe concorda. Então, vamos poder melhorar a tração do carro e torná-lo mais previsÁ­vel. São essas pequenas coisas que podemos fazer enquanto não temos nenhuma novidade grande em termos de performance.”

Neste sábado, a HRT F1 Team anunciou a chegada de Sakon Yamamoto como piloto reserva e test driver. Na Fórmula 1, Yamamoto passou pelas escuderias Super Aguri e Spyker. Segundo Bruno, no entanto, as indicações preliminares dão conta de que o piloto japonês só andará com o carro nos testes ao final da temporada em dezembro. “Por enquanto, não temos previsão de que treinará nas sextas-feiras, até porque não anda de Fórmula 1 há tempos. Não haveria benefÁ­cio técnico em colocá-lo no carro. Não é uma decisão minha, mas imagino que o consenso poderia ser esse”, concluiu.