F1: Carro da Renault chega a São Paulo para apresentação no Parque do Ibirapuera

Nesta quarta-feira (dia 26), a equipe ING Renault F1 Team já estará montando, em plena avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Parque do Ibirapuera, os boxes que abrigará os bólidos e os equipamentos da escuderia para o “Renault Roadshow”. O evento inédito na América do Sul trará todas as emoções da presença da Renault no automobilismo e a velocidade de um carro F1 da escuderia ING Renault F1 Team para as ruas de São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro.

O bólido de Fórmula 1 da equipe ING Renault F1 Team, que será pilotado por Nelson Piquet neste domingo (30/11), já está em São Paulo, vindo de Nova Déli (Índia), onde foi realizada a última edição do “Renault Roadshow”. Junto com ele, um arsenal da ING Renault F1 Team: 15 pessoas que trabalham full-time na equipe, 2 carros de F1 (chassis: “R27-02” e “R27-05”), 3 motores RS27 (sendo um reserva), 1 caixa de câmbio reserva, 1 suspensão dianteira completa para troca, 1 suspensão traseira completa para troca, 4 volantes, 5 jogos de pneus (3 para pista seca e 2 para pista molhada) e 100 litros de combustível.



Carro da equipe ING Renault F1 Team em números
O carro da equipe ING Renault F1 Team que será utilizado durante o “Renault Roadshow” é o modelo R27. Este “bólido” é uma verdadeira “obra de arte” da engenharia, tanto em termos mecânicos, como nos quesitos de aerodinâmica e eletrônica. Para se ter uma idéia, o carro da equipe ING Renault F1 Team, que será pilotado por Nelson Piquet durante o “Renault Roadshow”, demora apenas 0,06s para realizar uma mudança de marcha. Para se ter uma idéia, um carro de passeio realiza essa mesma ação em “demorados” 0,3 s.


O modelo R27 disputou 17 Grandes Prêmios na temporada 2007; somando 51 pontos no Campeonato de Construtores. Para o desenvolvimento do R27 nas pistas foi necessário o trabalho de 800 pessoas na equipe ING Renault F1 Team e o motor RS27 que equipa esse modelo é composto por, aproximadamente, 5 mil componentes. Serão dadas dez arrancadas durante a apresentação e para que tudo dê certo durante a demonstração, foram necessários de quatro a seis meses de preparação.


Dimensões e peso do carro “R27”
Bitola dianteira:  1.450 mm
Bitola traseira:  1.400 mm
Distância entre-eixos: 3.100 mm
Comprimento total:  4.800 mm
Altura total:  950 mm
Largura total:  1.800 mm
Peso total:  605 kg, incluindo piloto, câmeras e lastro



Especificações técnicas do motor “RS27”
Capacidade:   2.400 cc
Arquitetura:   90º V8
Peso:    95 kg
Rotação máxima;   19.000 rpm
Velas de ignição:   Champion
Central eletrônica:   Magneti Marelli Step 11
Combustível:   Elf
Óleo:    Elf
Bateria:    Renault F1 Team



Ousadia que está virando tradição
O Renault Roadshow é um evento automobilístico único, realizado pela primeira vez em 2003. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas em várias cidades do mundo – Madri, Sevilha, Moscou, Lion, Kiev, Istambul, Roma, Varsóvia, Joanesburgo, Roterdã e Cidade do México, são algumas delas – já sentiram a emoção de ver de perto um monoposto de Fórmula 1 circular no trânsito urbano.


Em 2008, o Roadshow já passou por Guyancourt, na França, (onde fica situado o Technocentre, centro de tecnologia da Renault), Joanesburgo (África do Sul), Kiev (Ucrânia), Lisboa (Portugal) e Nova Déli, na Índia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *