F1: Categoria abre caminho para mudanças nos finais de semana de corrida

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) abriu caminho para uma grande renovação nos finais de semana de corridas com propostas para acabar com o uso dos terceiros carros na próxima temporada.

A FIA disse em comunicado na sexta-feira que mudanças nas regras para 2006 e 2007 foram propostas pela sua comissão de Fórmula 1 em uma reunião em Paris.

As mudanças também incluem um corte de cinco minutos na classificação com efeito imediato.

As propostas deverão ser votadas pelo Conselho de Automobilismo da FIA.

“Se aprovado, as mudanças que afetam as regras de 2006 vão ser adotadas no Grande Prêmio da França (na próxima semana)”, informou a entidade.

A mudança mais importante é a proposta de “eliminar a possibilidade de certas equipes usarem um terceiro carro às sexta-feiras” em 2007.

As equipes que não ficaram entre as quatro primeiras na classificação geral da temporada anterior podem usar um terceiro carro no treino de sexta-feira, mas esses pilotos não participam da corrida de domingo.

A decisão facilitaria grandes mudanças no cronograma da corrida, já que os chefes da Fórmula 1 avaliam planos para que a sexta-feira seja mais divertida aos torcedores.

Isso transformaria o primeiro dia em uma sessão de testes e permitiria que os três dias de corrida atual sejam condensados em dois dias.

Os que defendem a idéia dizem que ela reduziria a necessidade de haver testes em outros lugares, uma economia significante, além de garantir mais diversão aos torcedores na sexta-feira.

“Os torcedores são tratados de forma injusta já que muitos dos pilotos de corrida nem correm, e são eles que os torcedores pagaram para ver”, disse o chefe da Honda, Nick Fry, à revista Autosport desta semana.

“Quando eles correm, os tempos que registram são quase sempre inexpressivos. Em segundo lugar, a economia para nós é potencialmente enorme. Poderíamos quase reduzir pela metade nossos gastos com testes”, completou ele.

Com a mudança na classificação haveria três sessões iguais de 15 minutos a partir do próximo fim de semana, em vez de duas sessões eliminatórias de 15 minutos seguida de uma de 20 para a disputa da pole position entre os que ficaram em primeiro.

A parte final da classificação tem sido criticada porque os pilotos usam o tempo para queimar combustível antes de tentar as voltas rápidas no final.

Fonte: Reuters

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