F1: Com mais atualizações, Lucas espera salto da Virgin na Alemanha

VR-01 traz um novo pacote que visa aumentar downforce e eficiência aerodinâmica. Brasileiro afirma que superfície lisa do asfalto de Hockenheim deverá favorecer equipe no acerto

Depois de ter estreado seu maior pacote de atualizações, durante o GP da Inglaterra, a Virgin Racing prepara mais inovações técnicas para o Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que será disputado neste final de semana. Os treinos livres da sexta-feira (23) serão transmitidos pelo canal SporTV, enquanto a classificação e a corrida (respectivamente no sábado e domingo, às 9 horas), irão ao ar, ao vivo, pela Rede Globo.

Para Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa), a superfície lisa do circuito de Hockenheim deverá ser fundamental para que o novo pacote funcione. “Em Silverstone tivemos muitos problemas com as ondulações da pista, então não conseguimos otimizar o desempenho das atualizações, nem avaliar o quanto o carro havia melhorado, já que a superfície do asfalto não favorecia. Agora, trouxemos 50% mais novidades para o carro, e o resultado deste pacote deverá ser mais visível em termos de tempo de volta”, afirmou.

O VR-01 terá novas peças aerodinâmicas. “As melhorias estão no downforce. Hockenheim tem duas curvas de alta e uma reta bem longa, então é importante ter eficiência, que é conseguir boa pressão aerodinâmica sem ter arrasto. Este pacote foi desenvolvido como uma continuação do que havíamos levado para a Inglaterra e a tendência é melhorarmos nesta área”, disse o brasileiro.

Pneus – Assim como no GP do Canadá, em junho, a Bridgestone anunciou que irá levar à Alemanha os pneus mais macios e os mais duros, com o objetivo de aumentar o número de ultrapassagens, dadas as diferenças entre os compostos. Para Lucas, isso se refletirá bastante na corrida. “Isso vai mexer muito com a estratégia, porque os pneus moles duram muito menos, mas são mais rápidos, enquanto o composto duro não é tão rápido, mas é mais durável. E cada um deles determina um tipo de acerto específico no carro. Então, será um desafio”, explicou. Para dificultar ainda mais o trabalho de equipes e pilotos para o acerto dos carros, a meteorologia prevê tempo instável e chuvas durante este fim de semana na região do circuito de Hockenheim, principalmente na sexta-feira e sábado.

Com as atualizações do carro, Di Grassi espera repetir o desempenho demonstrado no GP da Europa, em Valência, quando mesmo com um carro mais pesado classificou-se à frente do companheiro de equipe Timo Glock, e terminou a corrida como o melhor piloto entre as equipes novatas.

Confira a programação para o GP da Alemanha*:

SEXTA-FEIRA (23/07):
05h00 – 1º Treino Livre
09h00 – 2º Treino Livre

SÁBADO (24/07):
06h00 – 3º Treino Livre
09h00 – Treino Classificatório

DOMINGO (25/07):
09h00 – Largada

* Horário de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *