F1: Em calendário provisório, FIA tira prova final do Brasil

A FIA divulgou o calendário provisório da próxima temporada da Fórmula 1. De acordo com a prévia, o Brasil não será sede da última corrida do ano, como acontece desde 2006.

A maior novidade é o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O novo circuito de rua receberá justamente a última corrida da temporada, logo após a realização da prova no Brasil. A corrida de rua em Valencia e a prova noturna e Cingapura foram mantidas.


Os Estados Unidos continuam de fora do calendário, apesar de os responsáveis pelo circuito de Indianápolis confirmarem a possibilidade de retomar a realização da prova dependendo do patrocínio. A prova foi disputada no local por oito anos seguidos, entre 2000 e 2007.


Apesar de não haver confirmação sobre o circuito ou o horário da prova do Japão, Suzuka deve ser o palco da corrida, como parte de um acordo de revezamento com Fuji, enquanto Nuerburgring substitui Hockenheim para o GP da Alemanha.


A transferência do Grande Prêmio da Turquia de maio para agosto é uma das novidades da programação. Assim como a mudança da prova na Inglaterra, que será realizada antes da corrida na França.


A temporada começa em março, na Austrália, e termina em novembro, no Oriente Médio. O calendário prevê a realização de 19 provas, uma a mais em relação a este ano.


A Fórmula 1 foi disputada com 19 rodadas apenas uma vez na história, em 2005, mas havia grande especulação sobre um aumento para 20 corridas, agora que as equipes fazem significativamente menos testes.


Índia e Coréia Sul esperam estrear na categoria em 2010, enquanto o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, quer incluir Rússia e Estados Unidos.


Veja o calendário provisório de 2009:


29 de março – Austrália
5 de abril – Malásia
19 de abril – Bahrein
10 de maio – Espanha
24 de maio – Mônaco
7 de junho – Canadá
21 de junho – Inglaterra
28 de junho – França
12 de julho – Alemanha
26 de julho – Hungria
9 de agosto – Turquia
23 de agosto – Europa (Valência)
6 de setembro – Itália
13 de setembro – Bélgica
27 desetembro – Cingapura
11 de outubro – Japão
18 de outubro – China
1 de novembro – Brasil
15 de novembro – Abu Dhabi


Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *