F1: Em calendário provisório, FIA tira prova final do Brasil

A FIA divulgou o calendário provisório da próxima temporada da Fórmula 1. De acordo com a prévia, o Brasil não será sede da última corrida do ano, como acontece desde 2006.

A maior novidade é o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O novo circuito de rua receberá justamente a última corrida da temporada, logo após a realização da prova no Brasil. A corrida de rua em Valencia e a prova noturna e Cingapura foram mantidas.


Os Estados Unidos continuam de fora do calendário, apesar de os responsáveis pelo circuito de Indianápolis confirmarem a possibilidade de retomar a realização da prova dependendo do patrocÁ­nio. A prova foi disputada no local por oito anos seguidos, entre 2000 e 2007.


Apesar de não haver confirmação sobre o circuito ou o horário da prova do Japão, Suzuka deve ser o palco da corrida, como parte de um acordo de revezamento com Fuji, enquanto Nuerburgring substitui Hockenheim para o GP da Alemanha.


A transferência do Grande Prêmio da Turquia de maio para agosto é uma das novidades da programação. Assim como a mudança da prova na Inglaterra, que será realizada antes da corrida na França.


A temporada começa em março, na Austrália, e termina em novembro, no Oriente Médio. O calendário prevê a realização de 19 provas, uma a mais em relação a este ano.


A Fórmula 1 foi disputada com 19 rodadas apenas uma vez na história, em 2005, mas havia grande especulação sobre um aumento para 20 corridas, agora que as equipes fazem significativamente menos testes.


Ándia e Coréia Sul esperam estrear na categoria em 2010, enquanto o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, quer incluir Rússia e Estados Unidos.


Veja o calendário provisório de 2009:


29 de março – Austrália
5 de abril – Malásia
19 de abril – Bahrein
10 de maio – Espanha
24 de maio – MÁ´naco
7 de junho – Canadá
21 de junho – Inglaterra
28 de junho – França
12 de julho – Alemanha
26 de julho – Hungria
9 de agosto – Turquia
23 de agosto – Europa (Valência)
6 de setembro – Itália
13 de setembro – Bélgica
27 desetembro – Cingapura
11 de outubro – Japão
18 de outubro – China
1 de novembro – Brasil
15 de novembro – Abu Dhabi


Fonte: Terra