F1: Ex-campeão pede ‘juÁ­zes profissionais’ na Fórmula 1

O ex-piloto escocês Jackie Stewart, tricampeão de Fórmula 1, reprovou a atitude dos comissários que sinalizaram com a pena de 25 segundos para o britânico Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Bélgica no último domingo. Na prova, o piloto da McLaren cortou uma chicane e ultrapassou Kimi Raikkonen. Mesmo cedendo a posição por alguns instantes, os diretores de prova decidiram pela punição, que lhe custou a vitória.

“No futebol, rúgbi, tênis ou crÁ­quete você tem juÁ­zes profissionais que tem responsabilidade. Precisamos disso nos esportes a motor”, disse ao jornal inglês Telegraph. “A Fórmula 1 atrai a maior parte do capital nos esportes, mas está sendo supervisionada por pessoas que não fazem o trabalho integral e temos essas decisões incoerentes”, completou.

Após a manobra, Hamilton deixou o piloto finlandês o ultrapassar na reta, mas logo retomou a posição. A punição de 25 segundos seria uma equivalência ao drive-through (passagem obrigatória pelos boxes). A McLaren ainda tem dúvidas se a punição é válida. Uma comissão da FIA se reunirá nos próximos dias para decidir que foi o vencedor em Spa-Francorchamps.

“É inconcebÁ­vel que você não possa apelar em uma situação como essa”, disse. “Isso pode afetar o resultado do campeonato mundial”, alertou o ex-piloto.

Com a vitória de Massa na prova, o piloto brasileiro ficou com 74 pontos, logo atrás de Hamilton, com 76.

Fonte: Terra