F1: Ferrari e McLaren põem fim ao escândalo de espionagem na F-1

As equipes Ferrari e McLaren divulgaram notas oficiais nesta sexta-feira colocando um ponto final no escândalo de espionagem que assolou a Fórmula 1 na temporada 2007.

Em meio Á  intensa briga pelo tÁ­tulo que envolvia as duas escuderias, descobriu-se que uma grande quantidade de documentos da Ferrari foi encontrada com funcionários da McLaren.


A FIA investigou o caso e resolveu punir a McLaren com uma multa de US$ 100 milhões (cerca de R$ 160 milhões), além da exclusão da equipe do campeonato de construtores.


“Depois do encerramento oficial do caso em dezembro de 2007 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e do Conselho de Esporte-Motor da FIA, e do pedido de desculpas da McLaren Á  Ferrari, a McLaren e a Ferrari concordaram em por um fim a todas as disputas entre as duas partes em relação a esse assunto”, afirmou a McLaren na nota desta sexta-feira.


“A McLaren também concorda em reembolsar a Ferrari nos custos e gastos relacionados a esta questão”, finalizou.


A Ferrari também se pronunciou, aceitando as desculpas e o encerramento das controvérsias entre as partes.


“A Ferrari reconhece os reiterados pedidos de desculpas da McLaren pelos acontecimentos do ano passado. Pensando no melhor interesse da Fórmula 1 e levando em conta o término do processo em dezembro de 2007, (a Ferrari) confirma que aceitou colocar um fim em todas as controvérsias entre as duas equipes”, afirmou a equipe italiana.


Para terminar, a Ferrari afirma na nota que vai doar Á  caridade os valores recebidos da McLaren, mas que manterá o processo contra seu ex-chefe de mecânicos, Nigel Stepney, acusado de ter entregado um dossiê da Ferrari de 780 páginas para o ex-projetista-chefe da McLaren, Mike Coughlan.


Fonte:Terra