F1: FIA escolherá entre Pirelli e Hankook para ser a única fabricante de pneus

A Federação Internacional de Automobilismo aprovou a participação de Pirelli e Hankook na concorrência para o fornecimento exclusivo de pneus da Fórmula 1 entre as temporadas de 2020 a 2023. O fabricante escolhido pelo Liberty Media, detentor dos direitos comerciais da categoria, terá a missão de entregar os novos pneus para rodas de aro de 18 polegadas, que substituirão as de aro 13 a partir do campeonato de 2021. As informações são do site “Race Fans”.

A italiana Pirelli é a fornecedora única da categoria desde a temporada 2011, enquanto a sul-coreana Hankook jamais fabricou seus pneus para a Fórmula 1, concentrando-se em categorias como o Campeonato Alemão de Turismo e a Fórmula 3 Europeia.

Quem assumir o fornecimento exclusivo da Fórmula 1 ainda terá de produzir pneus que não poderão contar com o aquecimento prévio dos cobertores térmicos, que serão banidos a partir de 2021. O desafio será atingir uma mistura de borracha que atinja a temperatura ideal de funcionamento rapidamente sem comprometer a segurança e ao mesmo tempo proporcione aderência.

“Será desafiador, particularmente a partir de 2021, com 18 polegadas e sem cobertores. É complicado porque há muitos detalhes, não apenas degradação. O desgaste é o mais visível, há muito interesse na degradação (para que as disputas na pista sejam mais interessantes). Mas há muito sobre a faixa de trabalho, há muito sobre o pico de desempenho ou as características de rigidez dos pneus”, disse o diretor da Pirelli, Mario Isola.

Antes de Pirelli e Hankook serem submetidas à escolha do Liberty Media, uma coisa é certa: a partir de 2019 a nomenclatura dos pneus vai mudar, deixando de lado o atual arco-íris de cores. e as denominações serão apenas para compostos duros, médios e macios.

Hoje existem os pneus superduro, duro, médio, macio, supermacio, ultramacio e hipermacio para slicks, enquanto os de pista molhada são o intermediário e de chuva extrema.

Fonte: GloboEsporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *