F1: FIA recua e proíbe sistema de controle de altura do carro

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proibiu nesta sexta-feira o sistema desenvolvido pela Lotus para controlar a altura da suspensão do carro durante os momentos de frenagem. A entidade havia autorizado previamente o artifício e outras equipes da Fórmula 1 já trabalhavam para implementar a novidade em seus modelos para a temporada 2012.

A informação foi revelada pelo chefe de operações da Williams, Mark Gillan , no webcast Flying Lap. Segundo o britânico, a FIA emitiu um comunicado às equipes na noite de sexta-feira, proibindo o uso do sistema que melhoraria a aerodinâmica do carro.

“A FIA acabou de banir aquele sistema. Nós o investigamos por um tempo, obviamente tem um impacto na plataforma aerodinâmica do carro. Qualquer coisa que mantenha a parte da frente mais baixa é benéfica pelo lado aerodinâmico”, disse Gillian no programa.

A Lotus utilizou o sistema pela primeira vez no teste para jovens pilotos em Abu Dhabi no fim do ano passado e logo conseguiu a atenção de equipes rivais. A Ferrari chegou a desenvolver sua própria versão do artifício e aguardava a liberação oficial da FIA para trabalhar em seu aperfeiçoamento.

Fonte: GazetaEsportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *