F1: Futuro de Alonso define várias vagas na F1 em 2008

O mercado dos pilotos de Fórmula 1 está Á  espera de Fernando Alonso, pois várias equipes só vão anunciar sua formação para 2008 depois que o espanhol decidir se continua ou não na McLaren.

 


O bicampeão mundial tem contrato com a equipe inglesa, mas se desentendeu com seus chefes e os acusa de terem favorecido seu companheiro Lewis Hamilton nesta temporada.


Uma parte considerável do paddock está convencida de que Alonso deixará a McLaren, que driblou o quanto pÁ´de as perguntas sobre o futuro de seu piloto. “Isso será tratado ao longo das próximas duas semanas”, disse o chefe da equipe, Ron Dennis, após o GP de Interlagos, no domingo.


Alonso tem ligações com a Renault, onde conseguiu seus dois tÁ­tulos, mas essa pode não ser sua primeira opção. “Neste momento eu diria não”, afirmou ele no domingo Á  rádio espanhola Cadena Ser.


Atualmente, a campeã Ferrari e a BMW Sauber são as alternativas mais competitivas Á  McLaren, mas ambos já confirmaram seus pilotos.


Entre os que têm vaga e verba, resta então a Toyota, que se despediu de Ralf Schumacher no Brasil. Mas a equipe não anda em grande fase.


A Renault deve abrir mão do italiano Giancarlo Fisichella, o que deixa o brasileiro Nelsinho Piquet bem cotado para fazer dupla com o finlandês Heikki Kovalainen caso Alonso não se interesse.


A Toyota tem o alemão Timo Glock, novo campeão da GP2 e ex-piloto de testes da BMW e de corridas da Jordan, como favorito para fazer dupla com o italiano Jarno Trulli.


O britânico Hamilton, vice-campeão em sua temporada de estréia, certamente fica na McLaren.


Um candidato óbvio para fazer dupla com ele seria Nico Rosberg, filho do campeão de 1982 Keke Rosberg, ex-McLaren. Mas a Williams está determinada a ficar com o jovem alemão.


“Não acho que [a saÁ­da de Rosberg] seria a morte da equipe, mas como força competitiva, até encontrarmos alguém que possa substituir Nico, certamente seria difÁ­cil”, afirmou Patrick Head, sócio da equipe, a jornalistas neste mês. “Então é algo que nem Frank [Williams, o outro sócio] nem eu estamos cogitando.”


Uma simples troca de lugares entre Kovalainen e Alonso é outra possibilidade citada pelas fontes dos paddocks, devido ao sucesso da McLaren com finlandeses nos últimos anos.


A Williams, com motor Toyota, perdeu o austrÁ­aco Alex Wurz, que se aposentou após o GP da China, penúltima etapa da temporada, e precisa de pelo menos um piloto experiente.


As opções são o japonês Kazuki Nakajima, apoiado pela Toyota, que fez uma boa estréia em Interlagos.


O italiano Vitantonio Liuzzi, liberado pela Toro Rosso para dar lugar ao francês Sebastien Bourdais, tetracampeão da ChampCar, seria outra possibilidade.



Por Alan Baldwin – Reuters