F1: GP da China demanda estratégia de pneus

No próximo domingo, dia 15, ocorre na China a terceira prova da temporada 2012 da Fórmula 1. Mais uma vez, as estratégias de pneus irão demandar muito das equipes, pois o circuito de Xangai é um dos mais exigentes do calendário, por suas curvas rápidas e longas, assim como retas compridas e áreas duras de frenagem.

O desenho do circuito na China possui uma área no final da principal linha reta onde os carros passam de 320kph a 68kph em menos de 130 metros de frenagem. Isto significa uma desaceleração de 6G, que é uma das forças mais pesadas que os pneus enfrentarão durante a temporada 2012.

 

Para encarar este desafio, as equipes vão receber da Pirelli jogos de pneus com compostos médios (P Zero Branco) e macios (P Zero Amarelo) – escolhas que garantem uma boa aderência e desempenho neste circuito. A chuva, no entanto, é uma ocorrência comum nos GPs disputados em Xangai – embora frequentemente leve, costuma ter longa duração – e, para este cenário, serão designados os pneus Cinturato Verde (intermediário). No caso de chuva forte, as equipes terão jogos de Cinturato Azul (chuva) à disposição.

 

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, diz que em 2011, primeiro ano da Pirelli como fornecedora exclusiva da categoria, a China provou ser uma das corridas mais fascinantes da Fórmula 1. “No entanto, a filosofia que adotamos este ano, refere-se à janela de alta performance sobre os pneus slick, o que significa que os pilotos devem ser capazes de correr mais rápido e, portanto, mais perto que os seus oponentes”, afirma.

 

Pneus Pirelli definidos para as seis primeiras etapas da temporada 2012:

Austrália
Macio
Médio

Malásia
Médio
Duro

China
Macio
Médio

Barein
Macio
Médio

Espanha
Macio
Duro

Mônaco
Supermacio
Macio

Horários da etapa de Xangai:

 

12/04 Quinta
23 horas
1º Treino Livre

13/04 Sexta
03 horas
2º Treino Livre

14/04 Sábado
00 horas
3º Treino Livre

14/04 Sábado
03 horas
Treino Oficial

15/04 Domingo
04 horas
Corrida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *