F1: GP do Brasil lidera entre as corridas mais emocionantes

A temporada 2009 da Fórmula 1 trouxe muita emoção aos torcedores, com a disputa do título sendo definida apenas na última corrida, no circuito de Interlagos, a favor do inglês Lewis Hamilton, da McLaren – com o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, como vice-campeão. O GP do Brasil, aliás, foi o mais emocionante do ano, com outros cinco vindo logo atrás.

No quesito emoção, a prova que mais se aproximou do GP do Brasil foi a de Cingapura, quando uma falha nos boxes da Ferrari tirou Massa da disputa pela vitória. Na ocasião, o brasileiro foi autorizado a voltar à corrida após sua parada para reabastecimento e troca de pneus, mas a mangueira de combustível ainda estava acoplada ao carro e o piloto perdeu tempo.

Prejudicado na primeira corrida noturna da história da F-1, o brasileiro ao menos teve o que comemorar no terceiro GP mais emocionante da temporada. Na Bélgica, após uma forte chuva nas voltas finais da prova, Hamilton superou o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido em seguida e a vitória ficou com Massa.

Confira as seis corridas mais emocionantes de 2008

GP do Brasil – 2/11
Com sete pontos de vantagem sobre Massa, Hamilton chegou à última prova do ano precisando de um quinto lugar para ser campeão. Nas voltas finais, o inglês caiu para sexto, mas na última curva, com uma ultrapassagem sobre o alemão Timo Glock, ele ficou com o troféu da temporada. Vencedor do GP, o brasileiro da Ferrari foi o vice-campeão.

GP de Cingapura – 28/9
Um erro da Ferrari nos boxes, quando a equipe autorizou Massa a voltar para a pista com a mangueira de combustível ainda acoplada ao carro, prejudicou o brasileiro na disputa pelo título da temporada. A vitória na primeira prova noturna da história da F-1 foi do espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial e que corre atualmente pela Renault.

GP da Bélgica – 7/9
Em Spa-Francorchamps, Hamilton e Raikkonen disputaram a vitória até as voltas finais, quando uma forte chuva atingiu o circuito e fez com que o finlandês rodasse e saísse da pista. A vitória foi do inglês, mas, logo após a corrida, o piloto da McLaren foi punido por uma ultrapassagem tida como irregular e o triunfo ficou com Massa, que cruzou a linha em segundo.

GP de Mônaco – 25/5
Em uma corrida disputada em pista molhada e marcada por erros cometidos pela Ferrari, Hamilton ficou com a vitória em Monte Carlo. Nas paradas de boxe, Massa, que chegou a rodar no começo da prova, perdeu posições para inglês e o polonês Robert Kubica, da BMW – Raikkonen foi penalizado no início após a equipe ter trocado seus pneus fora do prazo.

GP da Alemanha – 20/7
Em estratégia surpreendente, o brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, encerrou a corrida em Hockenheim na segunda colocação, seguido por Massa, que completou o pódio da décima etapa – a dobradinha nacional na festa de premiação não acontecia desde 1991. A vitória ficou com Hamilton, que esbanjou agressividade para vencer no circuito alemão.

GP da Inglaterra – 6/7
Campeão em 2008, Hamilton assegurou sua primeira vitória em casa pela Fórmula 1 nesta temporada, na pista de Silverstone, seguido pelo alemão Nick Heidfeld, da BMW, e do brasileiro Rubens Barrichello, da Honda – que não fez um bom treino e largou em 16°, mas se recuperou na prova e finalizou a corrida em terceiro, voltando a subir no pódio da categoria.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *