F1: Honda e Toyota poderão deixa a categoria

Tanto a Honda quanto a Toyota poderiam deixar a Fórmula 1 caso a categoria decida pela idéia de “congelamento” do desenvolvimento dos motores a partir da temporada de 2008.

As duas marcas japonesas estariam muito infelizes com os planos da FIA – Federação Internacional de Automobilismo – e não estão preparadas para se comprometer com a Fórmula 1 se a entidade prosseguir com os seus planejamentos.

Honda e Toyota, rivais diretas dentro e fora das pistas, estão de acordo com a idéia de que esse “congelamento” é perigoso e que a Fórmula 1 irá perder seu principal apelo, que é promover um constante avanço tecnológico.

“A mensagem que nós e outras montadoras iremos levar é que, apesar de termos feito nossa reserva para o campeonato de 2008, ainda não há garantias de que estaremos lá”, ameaçou Nick Fry, diretor geral da equipe Honda na Fórmula 1.

“Nós não somos obrigados a estar na Fórmula 1”, prosseguiu disparando Fry. “A maioria dos construtores de carros fazem outras coisas, seja no Rallly, na DTM ou onde quer que seja. A Fórmula 1 é importante para nós, mas o mundo não irá acabar se nós pararmos de fazer isso. As pessoas precisam entender isso”, prosseguiu.

A Toyota, que no inÁ­cio do mês perdeu seu voto na comissão da F1, depois que o número de membros do grupo foi cortado pela metade, concorda com a Honda nesse ponto de vista e também ameaça deixar a Fórmula 1 caso a FIA prossiga com as suas intenções.

Fonte: Amigos da Velocidade