F1: Lucas dá suas primeiras voltas com o VR-01

Na versão mais curta do circuito de Silverstone, brasileiro andou na parte da tarde com o carro da Virgin. Agora, equipe parte para a Espanha, onde a Fórmula 1 realiza mais testes coletivos a partir do dia 10.

Apesar do asfalto molhado, mas que foi melhorando ao longo do dia, a sexta-feira (5) foi de tempo ensolarado durante Á  tarde em Northamptonshire, cidade onde fica localizado o circuito de Silverstone, palco dos primeiros testes de verificação do VR-01, carro com o qual a Virgin Racing, equipe do brasileiro Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Locaweb/Schioppa/Ricardo Almeida) fará sua estreia a temporada 2010 da Fórmula 1.

O dia marcou a primeira experiência de Lucas com o carro da equipe. “Foi um dia muito bom, já que foi possÁ­vel completar várias voltas”, afirmou o piloto. Suas impressões foram positivas, mas o brasileiro diz que só será possÁ­vel saber mais do carro durante os testes da próxima semana em Jerez de La Frontera. “É difÁ­cil saber do potencial do carro, já que os testes de hoje foram apenas de verificação dos componentes e de checagem na durabilidade”, disse Lucas, que realizou o shakedown do modelo na versão curta do traçado de Silverstone.

“Mas foi tudo dentro do programa, como o previsto, sem problemas. O carro em si parece bom”, apontou Di Grassi, que sempre que esteve na pista, foi usando pneus de chuva extrema e intermediários – quando o asfalto começou a secar. “Ainda é muito prematuro emitir uma impressão geral sobre a dirigibilidade e velocidade do carro, mas posso dizer que me senti bastante confortável. A posição de guiar, dos pedais e a distribuição dos botões pelo volante me agradaram bastante”, explicou Lucas, que volta ao cockpit do VR-01 a partir da próxima semana, quando a Virgin se juntará Á s demais equipes no circuito espanhol de Jerez de La Frontera entre os dias 10 e 13, e depois entre 17 e 20 deste mês para mais testes coletivos. Ainda na Espanha, a equipe fará mais treinos do dia 25 a 28, mas no circuito de Barcelona.

“Agora já sabemos onde devemos fazer algumas mudanças, já que o projeto todo é muito novo, para chegarmos na Espanha em uma condição que nos permita fazer vários quilÁ´metros com o carro. Na próxima semana em Jerez o objetivo é acumular muita quilometragem, para irmos trabalhando nas outras partes do carro”, afirmou.