F3: Na terceira rodada do Toyota Racing Series, Lucas Foresti largará na primeira fila

Após uma semana de descanso para pilotos e equipes o Toyota Racing Series – TRS voltou Á s atividades da competição nesta sexta-feira, dia cinco, quando foram realizados os primeiros treinos livres no autódromo de Hampton Downs Park, na cidade de mesmo nome.

As provas desta rodada, considerada a mais representativa da temporada neozelandesa, terão um traçado muito técnico que mescla um trecho de altÁ­ssima velocidade com curvas sinuosas e de raios variáveis. Para pilotos que nunca andaram na pista, caso do brasileiro Lucas Foresti (Gilles Motorsport) o desafio é ainda maior.

Ocupando até então a quinta posição no torneio o piloto da cidade de BrasÁ­lia começou seus treinamentos reconhecendo o traçado e, a cada entrada na pista, tentava passar para a equipe a maior quantidade de informações possÁ­veis para que, juntos, conseguissem desenvolver um “setup” ideal para a classificação e, depois, as corridas.

Sem se preocupar com as posições conquistadas nos treinos Foresti foi muito dedicado na preparação do carro e, a recompensa, veio na tomada de tempos. Com a marca de 1m01s703 o piloto brasileiro conquistou a segunda posição na tomada de tempos e, por este motivo, terá o direito de largar na primeira fila das duas primeiras corridas do final de semana.

Duas horas depois, já no inÁ­cio da tarde de sábado no continente da Oceania, Foresti alinhou seu carro para a primeira corrida da rodada tripla. Após uma boa largada Lucas manteve-se na segunda posição, mas, um acidente com Andy Knight e Jamie McNee provocaram a entrada do Safety-Car e, posteriormente, uma bandeira vermelha, que interrompeu temporariamente a prova. Alguns minutos depois a pista foi limpa, os pilotos levados de volta aos boxes sem ferimentos e a corrida reiniciada.

Com garra de vencedor Foresti partiu para cima de Mitch Evans, em busca da liderança, mas, pressionado por Sten Pentus, não conseguia atacar efetivamente o primeiro colocado sem deixar em risco a sua segunda posição. Assim, entre os dois pilotos, Foresti permaneceu durante as 15 voltas da corrida. Na volta 12 Pentus ainda foi superado por Earl Bamber que ainda conseguiu terminar a corrida em terceiro. Lucas recebeu a bandeirada na segunda posição e Evans venceu.

Neste domingo acontecerão as duas corridas finais da competição que atinge, neste final de semana, o inÁ­cio da segunda fase do torneio. Com o resultado Foresti chegou aos 377 pontos e ganhou uma posição na classificação estando agora na quarta posição.

“Estou muito feliz com o trabalho que desenvolvemos aqui. Tivemos treinos livres muito desgastantes até conseguir encontrar o acerto ideal para o carro, mas, na hora certa conseguimos manter a tranqüilidade e, com um carro perto do perfeito, fiz a pole. Na corrida, até tentei atacar o Evans, mas, pensei muito na pontuação do Campeonato e, assim, não quis arriscar perder a segunda posição para o Pentus e, com isso, manter-me na segunda posição foi muito importante. Temos mais duas corridas pela frente e, espero, conseguir novamente brigar pela vitória”, finalizou o representante da Gilles Motorsport.