F3: Na terceira rodada do Toyota Racing Series, Lucas Foresti largará na primeira fila

Após uma semana de descanso para pilotos e equipes o Toyota Racing Series – TRS voltou às atividades da competição nesta sexta-feira, dia cinco, quando foram realizados os primeiros treinos livres no autódromo de Hampton Downs Park, na cidade de mesmo nome.

As provas desta rodada, considerada a mais representativa da temporada neozelandesa, terão um traçado muito técnico que mescla um trecho de altíssima velocidade com curvas sinuosas e de raios variáveis. Para pilotos que nunca andaram na pista, caso do brasileiro Lucas Foresti (Gilles Motorsport) o desafio é ainda maior.

Ocupando até então a quinta posição no torneio o piloto da cidade de Brasília começou seus treinamentos reconhecendo o traçado e, a cada entrada na pista, tentava passar para a equipe a maior quantidade de informações possíveis para que, juntos, conseguissem desenvolver um “setup” ideal para a classificação e, depois, as corridas.

Sem se preocupar com as posições conquistadas nos treinos Foresti foi muito dedicado na preparação do carro e, a recompensa, veio na tomada de tempos. Com a marca de 1m01s703 o piloto brasileiro conquistou a segunda posição na tomada de tempos e, por este motivo, terá o direito de largar na primeira fila das duas primeiras corridas do final de semana.

Duas horas depois, já no início da tarde de sábado no continente da Oceania, Foresti alinhou seu carro para a primeira corrida da rodada tripla. Após uma boa largada Lucas manteve-se na segunda posição, mas, um acidente com Andy Knight e Jamie McNee provocaram a entrada do Safety-Car e, posteriormente, uma bandeira vermelha, que interrompeu temporariamente a prova. Alguns minutos depois a pista foi limpa, os pilotos levados de volta aos boxes sem ferimentos e a corrida reiniciada.

Com garra de vencedor Foresti partiu para cima de Mitch Evans, em busca da liderança, mas, pressionado por Sten Pentus, não conseguia atacar efetivamente o primeiro colocado sem deixar em risco a sua segunda posição. Assim, entre os dois pilotos, Foresti permaneceu durante as 15 voltas da corrida. Na volta 12 Pentus ainda foi superado por Earl Bamber que ainda conseguiu terminar a corrida em terceiro. Lucas recebeu a bandeirada na segunda posição e Evans venceu.

Neste domingo acontecerão as duas corridas finais da competição que atinge, neste final de semana, o início da segunda fase do torneio. Com o resultado Foresti chegou aos 377 pontos e ganhou uma posição na classificação estando agora na quarta posição.

“Estou muito feliz com o trabalho que desenvolvemos aqui. Tivemos treinos livres muito desgastantes até conseguir encontrar o acerto ideal para o carro, mas, na hora certa conseguimos manter a tranqüilidade e, com um carro perto do perfeito, fiz a pole. Na corrida, até tentei atacar o Evans, mas, pensei muito na pontuação do Campeonato e, assim, não quis arriscar perder a segunda posição para o Pentus e, com isso, manter-me na segunda posição foi muito importante. Temos mais duas corridas pela frente e, espero, conseguir novamente brigar pela vitória”, finalizou o representante da Gilles Motorsport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *