F1: Mark Webber vence em MÁ´naco e assume liderança do campeonato

O australiano Mark Webber (Red Bull) venceu neste domingo (16/05) o GP de MÁ´naco, em Monte Carlo, 6ª etapa da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva, e de ponta a ponta, de Webber. O alemão Sebastian Vettel completou a dobradinha da Red Bull. O polonês Robert Kubica (Renault) completou o pódio.

Pole-position, Webber manteve a ponta na largada, com Vettel superando Kubica pelo segundo lugar.  Antes de a primeira volta ser completada, o Safety-Car foi acionado pela primeira vez, após alemão Nico Hulkenberg (Williams) bater dentro do túnel.

A Ferrari chamou o espanhol Fernando Alonso, que havia largado em último depois de bater no terceiro treino livre, para trocar os pneus, e fazer a seu definitivo pit stop. Na 3ª volta, com o carro de segurança na pista, o motor Mercedes do inglês Lewis Hamilton (McLaren), até então lÁ­der do campeonato, estourou. Os mecânicos da McLaren esqueceram de retirar a tampa do duto que leva ar ao motor, causando o superaquecimento.

Na 7ª volta a prova recomeçou. Com Webber disparando na frente, as atenções se voltaram para Alonso, que vinha atrás do brasileiro Lucas di Grassi (Virgin), que segurou o bi-campeão, de maneira correta, por algumas voltas, com Alonso chegando a reclamar com a mão levantada, sem razão, pois estavam disputando posições. Depois o espanhol não teve tantos problemas para deixar para trás o alemão Timo Glock (Virgin) e as Lotus, do italiano Jarno Trulli e do finlandês Heikki Kovalainen.

Webber tinha dez segundos de vantagem sobre Vettel quando começaram as paradas para trocas de pneus na 17ª volta. Vettel parou na 22ª volta, com o australiano entrando na 23ª. Com problemas na roda dianteira o espanhol Pedro de La Rosa (Sauber) recolheu o carro para a garagem na 22ª volta. Uma depois Glock, com seu carro todo torto, abandonou.

Na 26ª volta, logo depois de fazer a sua parada nos boxes di Grassi abandonou com problemas em uma das rodas do carro. Na seguinte o alemão Nico Rosberg (Mercedes) fez a sua troca, sendo último dos lideres a parar, enquanto o japonês Kamui Kobayhashi (Sauber), que chegou a andar em 5º, abandonava.

Webber liderava, seguido por Vettel, Kubica, o brasileiro Felipe Massa, o inglês Lewis Hamilton (McLaren), Alonso, o grande beneficiado pelo acidente de Hulkenberg, o alemão Michael Schumacher (Mercedes), Rosberg, que perdeu a posição para o heptacampeão, o alemão Adrian Sutil (Force India) e o brasileiro Rubens Barrichello (Williams), que perdeu posições após sua parada na 19ª volta.

Na 31ª volta Barrichello bateu forte na curva Massenet, devido a uma falha na parte traseira do carro que o deixou sem controle, com o Safety-Car entrando pela segunda vez. Parado na contramão Barrichello jogou longe o volante do carro, que acabou sendo atropelado por outro carro, causando mais um prejuÁ­zo de cerca de quinze mil dólares a Frank Williams. Em entrevista o brasileiro disse que não jogou a peça por raiva, mas sim para deixar o carro o mais rápido possÁ­vel, devido Á  posição em que parou.

Na 34ª volta a bandeira verde voltou. Sem ultrapassagens a corrida seguiu monótona, sendo paralisada novamente com Safety-Car na 43ª volta, por um motivo inusitado. A tampa de um bueiro solta na curva três. Duas voltas depois, com a tapa novamente no lugar certo, nova relargada.

Na 59ª volta o brasileiro Bruno Senna (Hispania) que pelas limitações de seu carro, fazia uma boa prova em 15º lugar, abandonou com uma pane hidráulica. LÁ­der entre os novos carros, Kovalainen, também abandonou nos boxes, com problemas de câmbio.

A prova seguia para o seu final, quando Trulli resolveu inventar, tentado passar o indiano Karun Chandhok (Hispania), pela 14ª posição, na curva Rascasse, na 75ª volta. O veterano passou literalmente por cima do carro de Chandhok, com os carros ficando enganchados e provocando o quarto Safety-Car do dia.

Webber, que vinha logo atrás da dupla de retardatários e com certeza tomou um susto danado, viu a sua tranquila vantagem acabar a três voltas da bandeirada.

Poucos metros antes da linha de chegada o Safety-Car entrou nos boxes, para um final relâmpago em bandeira verde. Schumacher aproveitou para ganhar a sexta posição de Alonso.

Depois da prova Schumacher acabou punido com o acréscimo de 20 segundos em seu tempo, caindo para a 12ª posição. Schumacher infringiu o artigo 40.13 do regulamento da Fórmula 1. Segundo a regra, “se a corrida termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens.”

Webber venceu, com Vettel em segundo e Kubica fechando o pódio. Massa foi o 4º, seguido por Hamilton, Alonso e Rosberg. As Force India de Sutil e do italiano Vitantonio Liuzzi e o suÁ­ço Sébastien Buemi (Toro Rosso) completaram a zona de pontuação.

Webber e Vettel somam 78 pontos, contudo o australiano, com duas vitórias contra uma do alemão, é o lÁ­der do campeonato. Alonso é o 3º, com 75. Button caiu para 4º com 70. Massa com 61 é o 5º.

Entre os construtores a Red Bull assumiu a liderança com 156 pontos. A Ferrari soma 134 em 2º, seguida pela McLaren, com 129.

A próxima etapa, o GP da Turquia, em Istambul, acontece no dia 30 de maio.

Final:

1. Mark Webber AUS Red Bull-Renault 78 voltas em 1:50:00.000      
2. Sebastian Vettel ALE Red Bull-Renault a 0.448      
3. Robert Kubica POL Renault a 1.676      
4. Felipe Massa BRA Ferrari a 2.666     
5. Lewis Hamilton GBR McLaren-Mercedes a 4.363      
6. Fernando Alonso ESP Ferrari a 6.341      
7. Nico Rosberg ALE Mercedes a 6.651      
8. Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 6.970      
9. Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 7.305      
10. Sebastien Buemi SUI Toro Rosso-Ferrari a 8.199      
11. Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso-Ferrari a 9.135      
12. Michael Schumacher ALE Mercedes a 25.712 *
13. Vitaly Petrov RUS Renault a 5 voltas      
*Punido com o acréscimo de 20 segundos no tempo final

Abandonos:
                         
Karun Chandhok IND HRT-Cosworth 71 voltas   
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 71 voltas   
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 59 voltas   
Bruno Senna BRA HRT-Cosworth  59 voltas
Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth  28 voltas

Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 27 voltas     
Lucas di Grassi BRA Virgin-Cosworth 26 voltas    Â
Timo Glock ALE Virgin-Cosworth  23 voltas
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari   22 voltas   
Jenson Button GBR McLaren-Mercedes 3 voltas   
Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth  1 voltas