F1: Massa anuncia: Williams é sua nova casa na Fórmula 1

Equipe inglesa confirma nova dupla de pilotos para a temporada de 2014

Depois de 12 anos de vÁ­nculo com a Ferrari, oito deles como piloto titular, Felipe Massa anunciou nesta segunda-feira que correrá pela Williams na temporada de Fórmula 1 de 2014. O piloto brasileiro será parceiro do finlandês Valtteri Bottas, cuja permanência foi oficializada pela equipe inglesa, e levará para sua nova casa um currÁ­culo com 11 vitórias e 36 pódios na principal categoria do automobilismo mundial. “Espero que minha experiência possa ajudar a equipe a deixar para trás um perÁ­odo difÁ­cil. Estou muito motivado para começar a trabalhar duro desde o começo deste novo desafio da minha carreira”, afirmou Felipe.

O inÁ­cio da semana tem sido emocionalmente muito intenso para Massa. Na véspera, ele foi ovacionado por cerca de 15 mil torcedores que compareceram Á  sua despedida de Mugello, palco de seu primeiro teste na Fórmula 1 pela Sauber em 2011. Além do carinho dos torcedores, Massa recebeu um troféu que expressou a gratidão da Ferrari pelo longo e bem-sucedido relacionamento.

A partir do próximo ano, a Williams passará a utilizar os motores Mercedes. Será a primeira vez que Massa andará em um carro que não será impulsionado por um motor Ferrari. A mudança de ares está sendo recebida com indisfarçável ansiedade pelo piloto de 32 anos. “A Williams é uma das equipes mais importantes e bem-sucedidas de todos os tempos na Fórmula 1. Quando eu era criança, sonhava correr pela Williams, Ferrari ou McLaren. Fico contente em assinar com outro Á­cone do esporte logo depois de deixar a Ferrari. Vale lembrar que vários dos melhores pilotos brasileiros correram pela equipe e ajudaram a consolidar uma forte ligação do paÁ­s com a Williams”, observou.

Fundador e principal dirigente da equipe, Frank Williams saudou a chegada do reforço como capital aos planos de volta aos melhores dias da escuderia. “Felipe é um talento excepcional e um real lutador nas pistas. Ele também traz uma experiência valiosa a este novo capÁ­tulo de nossa história”, elogiou. Felipe sabe que todas as equipes partirão do zero no ano vindouro e se diz pronto para arregaçar as mangas. “Desde que comecei a correr, não me lembro de uma temporada com tantas mudanças no regulamento. Mas estou preparado para fazer o melhor junto com todos na fábrica em Grove e encontrarmos a direção certa.”

Filha e assistente de Frank Williams na direção da equipe, Claire Williams acompanhou o pai na satisfação pela conquista de Massa. “Ele vem demonstrando velocidade e talento nestes anos, bem como habilidade em motivar e conduzir uma equipe rumo ao sucesso”, declarou, ressaltando que a meta de 2014 em diante será devolver a Williams Á  frente do grid. “A estabilidade dos pilotos, que têm contrato de vários anos, a Mercedes-Benz como parceiro de motores e uma base comercial sólida contribuirão para o futuro sucesso da equipe.”