F1: Massa vence pela primeira vez na Turquia

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, venceu neste domingo (27/08) o GP da Turquia. Foi a primeira vitória do piloto, que já disputou 66 GPs na F-1. Em 2º chegou o lÁ­der da temporada o espanhol Fernando Alonso, da Renault, com o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, fechando o pódio.

 


Largando na pole-position Massa manteve a ponta na largada. O italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, para não bater em seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, freou, provocando uma série de batidas. No meio do grid o norte-americano Scott Speed, da Toro Rosso, acertou a traseira do McLaren do finlandês Kimi Raikkonen.


 


No total sete carros, de Fisichella, Speed, Raikkonen, Takuma Sato, da Super Aguri, Nick Heidfeld, da BMW-Sauber, Tiago Monteiro, da MF1 e Ralf Schumacher, da Toyota, se envolveram na confusão da largada. Mesmo com muitos detritos napista o Safety-Car não entrou na pista. Fisichella e Heidfeld sem o bico foram aos boxes trocar a peça. Raikkonen também parou nos boxes, mas bateu logo após retornar a pista.


 


Os primeiros colocados eram: Massa, Michael Schumacher, Alonso, Jenson Button, da Honda, Mark Weeber, da Williams, Nico Rosberg, também da Williams, Robert Kubica, da BWM-Sauber, e Christian Klien, da Red Bull.


 


Na 13º volta o italiano Vittantonio Liuzzi, da Toro Rosso, rodou, ficando parado no meio da pista. O Safety-Car entrou na pista, e praticamente todos os pilotos foram para os boxes, reabastecer e trocar pneus. Os dois carros da Ferrari entraram juntos nos pits, com Schumacher tendo que esperar o trabalho no carro de Massa terminar. Com isso Alonso, que também parou na mesma volta, saiu na frente do alemão. A relargada aconteceu na16º volta.


 


Massa liderava com certa tranqüilidade, com Michael Schumacher tentando chegar em Alonso. Rubens Barrichello, da Honda, que não parou nos boxes, vinha em 6º. Na 28º volta ele fez seu pit stop. O heptacampeão acabou dando uma abanada, colocando as rodas da Ferrari na grama perdendo alguns centésimos de segundo preciosos.  


 


Massa e Alonso pararam pela 2º vez nos boxes juntos na 37º volta. Schumacher continuou na pista, tentando fazer uma de suas maiores táticas pra vencer. Acelerar o máximo possÁ­vel com pista limpa antes de parar. Foram cinco voltas até ele parar, mas voltou atrás de Alonso, iniciando uma caçada ao espanhol.


 


Michael pressionou Alonso, sem sucesso até a bandeira final. Massa venceu com 5s575 de vantagem sobre Alonso, que cruzou com pouco mais de cem centésimos de vantagem para Schumacher. Button foi o 4º, Pedro de la Rosa, o 5º, Fisichella o 6º, Ralf Schumacher, em 7º com Barrichello fechando a zona de pontuação.


 


Alonso tem agora 108 pontos, contra 96 de Schumacher.


 


A próxima etapa acontece no dia 10 de setembro, em Monza na Itália.



Confira o resultado final da prova:

1º – Felipe Massa (BRA) Ferrari/B – 58 voltas
2º – Fernando Alonso (ESP) Renault/M – a 5s5
3º – Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B – a 5s6
4º – Jenson Button (ING) Honda/M – a 12s3
5º – Pedro de la Rosa (ESP) McLaren-Mercedes/M – a 45s9
6º – Giancarlo Fisichella (ITA) Renault/M – a 46s5
7º – Ralf Schumacher (ALE) Toyota/B – a 59s3
8º – Rubens Barrichello (BRA) Honda/M – 1min00s0
9º – Jarno Trulli (ITA) Toyota/B – a uma volta
10º – Mark Webber (AUS) Williams-Cosworth/B – a uma volta
11º – Christian Klien (AUT) Red Bull-Ferrari/M – a uma volta
12º – Robert Kubica (POL) BMW Sauber/M – a uma volta
13º – Scott Speed (EUA) Toro Rosso-Cosworth/M – a uma volta
14º – Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber/M – a duas voltas
15º – David Coulthard (ESC) Red Bull-Ferrari/M – a três voltas

Abandonos

Christijan Albers (HOL) Midland-Toyota/B – a 12 voltas
Takuma Sato (JAP) Super Aguri-Honda/B – a 17 voltas
Nico Rosberg (ALE) Williams-Cosworth/B – a 33 voltas
Sakon Yamamoto (JAP) Super Aguri-Honda/B – a 35 voltas
Vitantonio Liuzzi (ITA) Toro Rosso-Cosworth/M – a 46 voltas
Kimi Raikkonen (FIN) McLaren-Mercedes/M – a 57 voltas
Tiago Monteiro (POR) Midland-Toyota/B – a 58 voltas

Melhor volta: Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B – 1min28s005, na 55ª