F1: Max Verstappen vence o movimentado GP do Brasil

O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (17/11) o GP do Brasil, em Interlagos, penúltima etapa da temporada. Foi a terceira vitória de Verstappen no ano, e oitava na categoria. O francês Pierre Gasly (Toro Rosso) e o espanhol Carlos Sainz (McLaren) completaram o pódio, o primeiro dos dois pilotos.

Pole-position Verstappen venceu uma prova muito movimentada em Interlagos. Marcada por ótimas disputadas por posições, com vários toques (que causaram o abandono das duas Ferrari, e uma punição a Lewis Hamilton, que perdeu o terceiro lugar), e duas entradas do Safety-Car.

Resultado de imagem para brazil GP 2019 podium

Verstappen liderou 57, das 71 voltas disputadas, vencendo com seis segundos de vantagem sobre Gasly, que fez ótima prova, aproveitando as confusões a sua frente, para conquistar o seu primeiro pódio na categoria. Desde 2015 um francês não subia ao pódio na F1.

Hamilton recebeu a bandeirada em terceiro, mas foi punido com o acréscimo de cinco segundos no tempo.

Na relargada, após o segundo Safety-Car, na penúltima volta, o hexacampeão, tocou na Red Bull do tailandês Alexander Albon, na disputa pela segunda posição. Albon rodou e saiu da pista, voltando nas últimas posições.  

Resultado de imagem para brazil GP 2019 podium

Com a punição recebida por Hamilton, Sainz Jr, que havia alinhado em último, herdou a última vaga no pódio. Mas a decisão aconteceu após a cerimônia do pódio, e o espanhol não pode comemorar o seu primeiro pódio na categoria.

Desde 2014, quando o dinamarquês Kevin Magnussen e o britânico Jenson Button, terminaram em segundo e terceiro no GP da Austrália, a McLaren não conquistava um pódio na F1.  A Espanha conquistou seu centésimo pódio na F-1 (o primeiro desde 2014).

Ainda existe uma investigação sobre Sainz, por ter acionado o DRS em trecho sinalizado com bandeira amarela.  

O finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo) terminou em quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o italiano Antonio Giovinazzi, e o australiano Daniel Ricciardo (Renault).

Riccardo se envolveu em um toque coma Haas de Magnussen, na Descida do Lago, na oitava volta. O australiano teve o bico do carro avariado, sendo obrigado a entrar nos boxes. Sendo depois considerado punido pelo incidente, sendo punido com cinco segundos (pago durante um pit stop).

Com a punição Hamilton caiu para sétimo. O britânico Lando Norris (McLaren), o mexicano Sergio Pérez (Racing Point) e o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso) completaram a zona de pontos.

O primeiro Safety-Car aconteceu na 54ª volta, quando o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) parou o seu carro no segundo setor do circuito, com problemas de motor. A relargada aconteceu na 60ª volta.

O segundo carro de segurança foi acionado na 66ª volta, depois de uma batida entre as Ferrari do alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc, na Reta Oposta, na disputa pela quarta posição. Vettel teve um pneu furado, e Leclerc a suspensão dianteira direita quebrada.

Resultado de imagem para vettel leclerc crashes crash GP 2019

A última etapa acontece em Abu Dhabi, no dia 01 de Dezembro.

Final:

1 Max VERSTAPPEN Red Bull Honda 71 voltas em 1h 33m 14.678s ( 196.843 km/h )
2 Pierre GASLY Toro Rosso Honda +06.077s
3 Carlos SAINZ McLaren Renault +08.896s
4 Kimi RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari +09.452s
5 Antonio GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +10.201s
6 Daniel RICCIARDO Renault Renault +10.541s
7 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes +11.139s *
8 Lando NORRIS McLaren Renault +11.204s
9 Sergio PEREZ Racing Point BWT Mercedes +11.529s
10 Daniil KVYAT Toro Rosso Honda +11.931s
11 Kevin MAGNUSSEN Haas Ferrari +12.732s
12 George RUSSELL Williams Mercedes +13.599s
13 Romain GROSJEAN Haas Ferrari +14.247s
14 Alexander ALBON Red Bull Honda +14.927s
15 Nico HULKENBERG Renault Renault +18.059s**
16 Robert KUBICA Williams Mercedes 70
17 Sebastian VETTEL Ferrari Ferrari 65
18 Charles LECLERC Ferrari Ferrari 65
19 Lance STROLL Racing Point BWT Mercedes 65
ab Valtteri BOTTAS Mercedes Mercedes 51

* Punido com cinco segundos por toque em Albon
** Punido com cinco segudos por ultrapassar o SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *