F1: McLaren deve mudar sistema limitador de velocidade

Após Heikki Kovalainen perder a quarta posição no Grande Prêmio da Austrália por um engano, a McLaren está propensa a mudar seu sistema limitador de velocidade. O aparato é usado para evitar que o piloto ultrapasse os 80km/h dentro dos boxes e é acionado por um botão, o qual Kovalainen admitiu ter acidentalmente tocado durante a prova do último domingo.

Desse modo, o finlandês perdeu velocidade e foi ultrapassado por Fernando Alonso na abertura da última volta, fazendo com que o espanhol ficasse com a quarta colocação da prova. Kovalainen havia acabado de ultrapassar Alonso, em uma manobra que se mostrou ineficaz após o erro.


Agora, a McLaren pretende mudar o seu sistema, no intuito de assegurar que cenas como essas não se repitam. Diretor de engenharia da equipe, Paddy Lowe disse ao site da revista Autosport sobre o assunto. “Certamente olharemos para mudar isto no futuro”, afirmou.


“Francamente, acho que poderíamos fazer um trabalho melhor para encerrar o risco seja no modo como é feito o gerencialmente eletrônico do sistema ou simplesmente mudá-lo de maneira ergonômica. Isto não deveria ser algo que você pode acionar por acidente, quando está movendo suas mãos ao redor”, comentou Lowe.


Justamente para evitar os enganos, algumas equipes detêm sistemas em que o limitador de velocidades é desativado a partir de certas velocidades ou marchas. No Grande Prêmio do Brasil, última prova da temporada 2007, especulou-se que um toque acidental exatamente neste botão foi a causa da perda brusca de velocidade de Lewis Hamilton, o que na época foi negado pela McLaren.


Fonte: Gazeta Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *