F1: McLaren lança o MP4-23

A equipe McLaren lançou nesta segunda-feira (07/01), o seu carro para a temporada de 2008 da Fórmula-1. O lançamento do MP4-23 aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, sede da Mercedes-Benz, que possui 40% das ações da tradicional equipe inglesa.

O novo modelo da equipe, que está na F-1 desde 1966, tem o eixo mais longo do que o carro de 2007, o bico mais curto e uma nova caixa de câmbio, feita de fibra de carbono. A equipe, que foi acusada de espionar a rival Ferrari na temporada passada, e admitiu o uso de informações sigilosas da equipe italiana, quer dar a volta por cima em 2008.


“Não gastamos nosso tempo com o passado. Temos o objetivo com todos da equipe em construir um carro competitivo, que estará em constante desenvolvimento e será radicalmente diferente já no primeiro Grande Prêmio”, afirmou o diretor da McLaren, Ron Dennis.


O inglês Lewis Hamilton e o finlandês Heikki Kovalainen serão os pilotos da equipe para o ano. A dupla junta soma apenas 34 GPs disputados na categoria, mas promete muito. Hamilton surpreendeu, ao liderar o campeonato até a última prova, quando acabou perdendo o título para o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari. O desempenho do novato inglês não agradou ao seu então companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que depois de muita briga com o chefe da equipe, Ron Dennis, preferiu rescindir o contrato e voltar para a antiga equipe, a Renault.


A volta de Alonso a equipe francesa significou a dispensa de Kovalainen, que acabou ocupando o lugar do Asturiano na McLaren. Kovalainen, depois de um início onde foi criticado até pelo chefe de equipe, Flavio Briatore, se mostrou um piloto competitivo, superando, e muito, o experiente italiano Giancarlo Fisichella.


A equipe, que por causa do escândalo da espionagem, foi punida com a perda de todos os pontos no campeonato, irá usar os números 22 e 23 nos carros. Isso, mais o fato de Hamilton fazer 23 anos hoje e o modelo ser o 23º da geração MP4, gerou um comentário em tom de brincadeira de Ron Dennis.


“É o aniversário de Lewis. Ele tem 23 anos, é o modelo MP4-23 e vai levar o número 23 no carro. Mas isso é mais coincidência”, brincou Dennis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *