F1: Nelsinho Piquet estréia domingo na Fórmula 1

Piloto, que está na Austrália desde a semana passada, garante estar bem preparado para a prova.

Após uma temporada como piloto de testes, Nelsinho Piquet disputa, este fim de semana, sua primeira corrida na Fórmula 1. O brasileiro, agora titular da equipe ING Renault, participará do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, que abre a temporada 2008 da mais importante categoria do automobilismo mundial. “Trabalhei a minha vida toda para chegar a esse momento. É uma sensação incrível poder finalmente estrear”, afirma Nelsinho. “Eu sei que tenho muito a provar este ano e estou determinado a fazer o meu melhor”, garante.


A programação oficial para o GP da Austrália começa amanhã (quinta-feira), às 20 horas de Brasília, com o primeiro de três treinos livres que serão realizados até sexta-feira. A classificação está marcada para a meia-noite de sexta para sábado. A corrida será na madrugada de domingo, à 1h30.


Nelsinho está na Austrália desde a semana passada, realizando trabalhos físicos e de adequação ao fuso horário. O piloto garante que está bem preparado para a corrida. “Eu pilotei bastante nos testes de inverno e isso foi essencial para minha preparação física e técnica. Progredi bastante nesse período e me sinto muito bem com o R28”, afirma. “Nós praticamos diversos procedimentos que eu terei de fazer durante as corridas, como largadas e pit-stops, porque correr é bem diferente de testar e sei que enfrentarei novas pressões este ano”, destaca.


Dos 18 circuitos que compõem a temporada 2008 da Fórmula 1, Nelsinho já correu em 12. Melbourne, no entanto, é novidade. “Espero me acostumar rapidamente à pista. Só no circuito, quando eu puder dar umas voltas, é que será possível ter uma idéia do percurso, dos detalhes, e trabalhar com meu engenheiro para acertar o carro da maneira adequada”, observa.


Nelsinho garante que o mais importante é encarar a estréia com calma, um passo de cada vez. “Sou muito competitivo e gostaria de marcar pontos na minha primeira corrida, mas sei que essas coisas levam tempo”, observa o piloto. “A equipe ainda precisa trabalhar duro para melhorar o desempenho, mas todos estão determinados e o clima entre os integrantes é muito bom. Estamos dando nosso máximo para levar a equipe à frente”, ressalta.


O diretor-técnico da ING Renault, Bob Bell, aposta que Nelsinho fará um bom trabalho na estréia. “Nelson trabalhou duro durante o inverno e seu desempenho nos testes mostrou que ele alcançou um nível alto, então acredito que ele está tão pronto como poderia para sua primeira corrida”, avalia. “Ele está trabalhando com nossos engenheiros, que fizeram um bom trabalho em deixá-lo pronto para a temporada, com um bom ritmo. Agora, ele precisa mostrar esse ritmo na corrida, que tem diferentes pressões e muito mais coisas para pensar do que um teste. Será interessante ver como ele lidará com isso, mas estou certo de que ele vai se sair muito bem”, completa.


Programação do fim de semana


Quinta-feira, 13 de março
20h – Treino livre


Sexta-feira, 14 de março
0h – Treino livre
21h – Treino livre


Sábado, 15 de março
0h – Classificação


Domingo, 16 de março
1h30 – GP da Austrália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *