F1: “O Barein será um duro desafio. Mas será inesquecÁ­vel”

Às vésperas de sua estréia como piloto titular de Fórmula 1, Lucas Di Grassi diz que primeiro Grande Prêmio da temporada trará grande aprendizado.

O fim de semana marca o inÁ­cio de uma jornada planejada desde o segundo semestre do ano passado para o brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Eurobike, Schioppa, Locaweb) e para a Virgin Racing. Ambos viverão no Grande Prêmio do Barein um momento histórico em suas biografias: a estréia na principal categoria do automobilismo mundial.

“Estou muito empolgado em estar aqui, pronto para o nosso GP de estréia. E por ser também a minha primeira corrida na Fórmula 1, isso faz deste final de semana o ponto alto da minha carreira até agora”, declarou Di Grassi. “Tenho que agradecer a todos na equipe pelo trabalho duro e pela determinação que temos visto, especialmente nas últimas semanas durante os testes da pré-temporada. O Barein será um desafio bastante duro, com toda certeza. Mas também será inesquecÁ­vel”, disse.

Mas, como tem feito nos últimos meses, Lucas frisou que este ano – e, claro, a primeira corrida – serão de aprendizado para piloto e equipe. “Não é fácil chegar e competir com times que estão na Fórmula 1 há cinco, 15, 30 anos. Até agora temos feito um bom trabalho, mas estamos no inÁ­cio de tudo e vamos aprender como tirar o máximo do carro em condições normais, que é em um final de semana de corrida, e com temperaturas bem mais altas do que as praticadas durante os testes na Europa”, afirmou.

“Sem dúvida, estou empolgado e preparado. Mas também estou ansioso para andar um GP inteiro. Nossos testes têm sido interrompidos pelo clima ruim e por alguns problemas iniciais no carro, que estamos resolvendo aos poucos. O importante é que a equipe parece estar progredindo, e eu também vivo um momento novo, no qual estou realmente mergulhado no mundo da F1. Já cresci muito nos treinos em termos de conhecimento sobre o carro e sobre a F1. E acho que durante o ano vou me fortalecer ainda mais. Este aspecto da F1 é fascinante”, disse o 30º representante brasileiro na história da categoria.

O Grande Prêmio do Barein terá os treinos livres transmitidos pelo canal SporTV (por assinatura); o treino classificatório de definição do grid de largada e a corrida que abre o campeonato 2010 terão transmissão ao vivo da TV Globo.

Confira os horários para a etapa de abertura da temporada (horário de BrasÁ­lia):
SEXTA-FEIRA (12/03)
4h00 – 5h30: 1º treino livre
8h00 – 9h30: 2º treino livre

SÁBADO (13/03)
5h00 – 6h00: 3º treino livre
8h00 – 9h00: treino classificatório

DOMINGO (14/03)
9h00 – Largada, 49 voltas