F1: Para manter Heidfeld, BMW cobra evolução nos qualificatórios

A cobrança que antes ficava apenas nos bastidores da BMW aumentou, e Nick Heidfeld agora é pressionado publicamente pela escuderia. Diretor esportivo da montadora alemã, Mario Theissen afirma que o piloto precisa provar que realmente superou os problemas do inÁ­cio do ano se quiser continuar ao lado de Robert Kubica para a temporada 2009 da Fórmula 1.

Depois de ser o melhor representante da BMW no Mundial do ano passado, Heidfeld enfrentou problemas constantes para se adaptar ao novo carro da equipe, especialmente no que diz respeito Á s voltas lançadas. Desse modo, ele chegou a terminar provas até mesmo fora do grupo dos dez primeiros antes de reagir, subindo ao pódio na Inglaterra. Entretanto, as dificuldades voltaram a aparecer e o piloto ficou fora da zona dos pontos nas duas últimas etapas realizadas, o que coloca um ponto de interrogação na cabeça de Theissen.


Como as especulações atualmente dão conta de que a escuderia alemã só espera definir o segundo piloto de 2009 para anunciar a renovação do contrato de Robert Kubica, a situação de Heifeld ainda é duvidosa, uma vez que o próprio Theissen admite não estar convencido se o representante alemão subiu mesmo de rendimento.


“O que vimos em Valência foi novamente um desempenho “misto”.Ele estava sofrendo em duas áreas especÁ­ficas do traçado, mas espero que ele tenha a confiança necessária para voltar a ser forte nas corridas. Acho que ele estará de volta ao jogo”, afirmou o mandatário em entrevista Á  publicação britânica Autosport.


Apesar de ter tecido elogios ao pupilo, na seqüência Theissen admitiu que as dificuldades do piloto nos qualifyings podem atrapalhar a permanência dele na BMW. “É um fator-chave, porque se você olhar o que dá para fazer quando se larga em décimo, é uma coisa limitada. O que posso dizer é que na Fórmula 1 a estabilidade é muito importante, isso se refere desde aos pilotos até os engenheiros”.


Fonte: Gazeta Press