F1: Piloto argentino acusa Ferrari de usar atitude antiesportiva em 97

Não bastavam os acontecimentos mais recentes para manchar a reputação de Michael Schumacher e da Ferrari, um piloto desconhecido do grande público e já fora da Fórmula 1 ressurgiu para acusar Jean Todt, diretor esportivo do time italiano, de manobras escusas.

O argentino Norberto Fontana, que disputou somente quatro corridas na Fórmula 1 na temporada de 1997, afirmou em entrevista para o jornal Olé que recebeu ordens de Todt para atrapalhar Jacques Villeneuve, na época principal adversário de Schumacher na briga pelo título.

O piloto da Sauber, equipe que corria com motores Ferrari e tinha grande vínculo com o time italiano, relata os acontecimentos da corrida em Jerez de la Frontera, o GP da Europa, no qual Villeneuve se sagrou campeão.

“Agora que o tempo passou, posso contar. Quem se lembra? Estávamos no motorhome, faltavam duas ou três horas para a corrida e Todt entrou dizendo direto: ‘Por estrita ordem da Ferrari terá que atrapalhar Villeneuve se chegarem a se encontrar na pista. Doa a quem doer’. E acabou sobrando pra mim”, lembra.

“Quando ele (Villeneuve) ia colocar uma volta em mim, consegui segurá-lo por três ou quatro voltas, não mais. E isso me prejudicou. Primeiro, Schumacher nunca me agradeceu. Segundo, Todt saiu nervoso dos boxes por ter perdido o campeonato e nunca mais falei com ele”, afirma Fontana.

Neste ano, Schumacher foi punido por parar o carro durante o treino de classificação do GP de Mônaco e atrapalhar a volta rápida de Fernando Alonso, da Renault, seu principal adversário. As histórias envolvendo atitudes antidesportivas da Ferrari são muitas. A mais escandalosa, porém, aconteceu no GP da Áustria, em 2002, quando Rubens Barrichello vinha para ganhar, mas abriu passagem para Schumacher passar à sua frente e garantir dez pontos para o Mundial. Por esse feito, a Ferrari foi punida em US$ 1 milhão pela FIA.

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *