F1: PreferÁªncia a Verstappen incomoda e pode tirar Ricciardo da Red Bull

Primeiro veio o anúncio da renovação do contrato de Max Verstappen até o final de 2020. Depois, uma atualização da Renault que só foi colocada no carro do holandês no GP dos Estados Unidos. E seu companheiro Daniel Ricciardo só ficou sabendo disso por meio da imprensa. Não demorou para surgir a questão: teria a Red Bull se transformado na equipe de Verstappen?

“Tento não pensar nessa forma. Até agora tem sido bem igualado dentro da equipe, tento não pensar nessas coisas porque não quero colocar coisas que talvez não existam na minha cabeça”, disse Ricciardo, que tem 192 pontos no campeonato contra 148 do companheiro. “Mas ao mesmo tempo eles poderiam fazer do Max o mais jovem campeão do mundo e isso seria enorme para eles. Entendo disso do ponto de vista do marketing”, reconhece.

A noção de que Verstappen tem regalias na famÁ­lia Red Bull não vem de hoje. Uma das razões pelas quais Carlos Sainz forçou sua ida Á  Renault, mesmo que por empréstimo, é porque o espanhol não quer voltar a ser companheiro do holandês por entender que não lhe seria dada uma hipotética chance de conquistar um tÁ­tulo. E nos bastidores Ricciardo já estaria questionando a situação.

Por outro lado, o australiano avalia que a renovação do contrato de Verstappen pode ser positiva para ele, pois teoricamente o tira do mercado no final de 2018, quando vários contratos importantes – Kimi Raikkonen na Ferrari e os dois pilotos da Mercedes, além do próprio Ricciardo – acabam.

“Não acho que isso seja negativo para mim, na verdade acho que fortaleceu ainda mais minha posição. Tenho certeza de que se Max estivesse no radar da Ferrari ou da Mercedes, isso removeu um oponente de certa forma. A Red Bull já disse que quer nos manter como companheiros então certamente isso não me afetou. Posso ser paciente agora e veremos. Tenho o inÁ­cio da próxima temporada do meu lado para ver qual a situação da equipe, posso esperar.”

Não por acaso, Ricciardo passou a ser cotado como possÁ­vel companheiro de Hamilton em 2019 após a renovação de Verstappen. Na Ferrari, acredita-se que ele seja um nome vetado por Sebastian Vettel.

Fonte: UOL