F1: Prévia do GP do Brasil: Interlagos, 21 a 24/11/2013

A rodada final da temporada 2013 de Fórmula 1 acontece no icÁ´nico circuito de Interlagos neste fim de semana, para o qual a Pirelli vai levar os pneus duros P Zero Laranja e médios P Zero Branco.

O Grande Prêmio do Brasil é também uma oportunidade para as equipes experimentarem os mais recentes pneus protótipos com especificação para 2014, durante as sessões de treinos livres de sexta-feira, para se preparar para a próxima temporada, que apresenta uma série de mudanças no regulamento. As novas caracterÁ­sticas de motor dos carros de 2014 terão um efeito importante sobre os pneus. Na sexta, cada carro terá dois conjuntos de pneus do próximo ano, para usar nas duas primeiras sessões de treinos livres (FP1 e FP2), conforme permitido pelas normas vigentes. Terão a construção, o perfil e o composto médio de 2014.

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“Escolhemos os pneus duros e médios para lidar com as diferentes demandas do famoso circuito de Interlagos, onde sempre recebemos uma fantástica recepção dos fãs, incrivelmente entusiasmados. Há uma série de fatores a considerar: apesar de ter sido recapada há alguns anos, a pista é muito acidentada, o que torna a tração difÁ­cil para os pneus e aumenta as exigências fÁ­sicas sobre os pilotos”, diz o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

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“Assim como no ano passado, daremos Á s equipes uma oportunidade de testar os pneus do próximo ano, durante os treinos livres sexta-feira, dadas as mudanças fundamentais no regulamento técnico para 2014. O Brasil é, na verdade, o maior mercado da Pirelli, por isso estamos todos muito ansiosos para voltar, ainda mais numa corrida que marcará o fim de uma era técnica”, conclui Hembery.

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O circuito do ponto de vista do pneu:

– Há uma grande ênfase na tração combinada: a transição quando os pilotos vão da frenagem para aceleração forte. Interlagos geralmente não é exigente em relação aos freios, então, conservar a aceleração cinética é importante.

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– O acerto de Interlagos tende a ser um desafio: há uma longa subida em linha reta em direção Á  linha de partida e chegada, o que coloca a ênfase na velocidade e potência (um desafio para os motores, devido Á  altitude de Interlagos), mas há também uma parte da pista que é bastante sinuosa e exige maior pressão aerodinâmica (downforce). A parte final da volta é a mais crucial para fazer um bom tempo.

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– Outras informações sobre Interlagos e as exigências que a pista coloca sobre os pneus, bem como informações sobre as caracterÁ­sticas dos novos pneus de 2014, podem ser encontradas em um vÁ­deo em animação 3D estrelado pelo diretor de automobilismo da Pirelli Mario Isola. Este está disponÁ­vel no site da Fórmula 1 da Pirelli: www.pirelli.com/f1pressarea

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Notas Técnicas:

– As variações de superfÁ­cie significam que a geração de ótima aderência e pressão aerodinâmica são vitais, particularmente uma vez que existem diferentes inclinações nas curvas. A curva mais lenta da pista é a 14, um bom exemplo de alguns dos desafios técnicos que Interlagos representa para os pneus. Os pilotos freiam forte enquanto sobem uma ladeira, que em seguida se transforma em uma curva, em cuja saÁ­da eles precisam controlar a derrapagem cuidadosamente.

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– Interlagos é a segunda menor volta do ano, depois de MÁ´naco, com asfalto irregular e várias elevações. Pancadas de chuva são comuns no Grande Prêmio do Brasil, somando-se o desafio de um circuito que é conhecido por ser exigente, tanto fisicamente como mecanicamente.

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– Jenson Button, da McLaren, venceu a corrida no ano passado, que foi realizada em condições meteorológicas mistas, com uma estratégia de duas paradas. A chave para o sucesso foi a sua capacidade de se manter na pista com pneus P Zero slick, mesmo quando estava chovendo. As condições variáveis possibilitaram estratégias extremamente diversas, por isso alguns pilotos param quatro vezes.

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O Grande Prêmio do Brasil é caracterizado pelas condições climáticas variáveis.
Os pneus duros e médios P Zero Laranja P Zero Branco foram nomeados para o Grande Prêmio do Brasil 2013.