F1: Razia completa 32 voltas e recebe elogio da Lotus

Em Interlagos, piloto de 22 anos disputa primeiro treino livre, cumpre cronograma e exalta resultado: “Foi melhor que imaginava”

Luiz Razia completou com sucesso sua participação nos treinos livres para o GP do Brasil de F-1, última etapa da temporada 2011, nesta sexta-feira no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O baiano de 22 anos, que ocupou o cargo de terceiro piloto do Team Lotus neste ano, fez parte da primeira sessão com o carro do italiano Jarno Trulli, cumprindo um cronograma importante, que contou com a avaliação de uma nova asa traseira e de dois compostos de pneus Pirelli para o próximo campeonato.

Sem andar em Interlagos desde o dia em que foi campeão da F-3 sul-americana, em 2006, Razia completou 32 voltas, com o tempo de 1min17s595, sendo o segundo melhor das equipes pequenas e completando a sessão em 20º lugar no geral. “Foi espetacular, bem melhor que esperava”, celebra.

“Foram programadas 25 voltas, mas demos 32 porque o trabalho estava muito rápido e muito bom. A equipe queria continuar com o trabalho para analisar outras peças como freio, por exemplo. Eles queriam fazer um trabalho como se eu fosse oficial, e conseguiram isso.”

“Não só completei, como andei no ritmo do Heikki, o que foi muito bom. Desde o começo, consegui andar junto dele e isso foi importante. O time gostou e foi um treino muito positivo, abre as portas para mim não só aqui como em outros lugares”, resume o piloto, que está em seu segundo ano de envolvimento na F-1 – no ano passado, foi test-driver da Virgin.

A primeira saída de Razia consistiu na avaliação da nova asa, que foi utilizada o tempo todo no outro carro, de Heikki Kovalainen. A partir de sua segunda entrada na pista, o brasileiro utilizou a peça antiga para comparar o desempenho das duas. “Com a asa velha, meu carro perdia cerca de 8 km/h na reta e 0s4 no tempo de volta”, destacou o piloto.

“Começamos o treino com pneus duros e a asa nova. Meus tempos estavam próximos aos do [Heikki] Kovalainen, que era minha principal referência. Em seguida, voltamos para a asa velha. No final, colocamos o pneu médio e, na minha volta rápida, que é sempre a primeira, dei uma erradinha na Junção, o carro saiu de traseira e perdi uns quatro décimos.”

No fim, Razia considerou o saldo desta estreia com um F-1 em sua terra natal mais que positivo, e espera que o desempenho desta sexta o ajude na conclusão de um contrato para 2012: “Estou muito contente, acho que foi um teste muito bom. A equipe ficou bastante satisfeita com o trabalho que foi feito. Até andamos mais do que planejamos, deveríamos ter andado 25 voltas e fizemos 32, pois eles estavam gostando do trabalho e resolveram testar mais algumas coisas.”

“A gente fez um trabalho fantástico aqui e na GP2. Eles querem que eu continue na equipe de qualquer jeito e vamos ver… O ano que vem está aberto e vamos lutar para representar bem o Brasil novamente. É muito importante essa conversa com a Team Lotus. As reuniões devem acontecer entre os dirigentes e patrocinadores e vou estar presente porque as coisas devem ser conversadas olho a olho e numa mesa redonda.”

O baiano também fez um agradecimento especial pelo carinho que recebeu nos últimos dias: “Foi muito especial, a torcida, todo mundo me dando apoio. Poderia estar nervoso, mas fiquei tranquilo, gostei do meu desempenho e estou contente com meu trabalho. Andar de F-1 em Interlagos é sensacional, foi muito especial e nunca vou esquecer.”

E não foi só Razia que ficou contente com o trabalho: o chefe do time, Mike Gascoyne, também elogiou a atuação do brasileiro. “Ele foi muito, muito bem. Cumpriu o cronograma sem problemas e completou boas voltas. Acredito que ele tenha aproveitado”, destaca o dirigente, que ressaltou o desejo de ver o piloto seguir na equipe, tanto na F-1 quanto na GP2. “Ano que vem queremos tê-lo na GP2 novamente, pois vimos na última corrida em Abu Dhabi, onde ele somou um pódio e fez duas atuações sólidas, que ele será um dos candidatos ao título. Vamos ver.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *