F1: Renault divulga imagens de novo motor para temporada 2014 da F-1

Nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a Renault divulgou as primeira imagens do motor que vai usar a partir do Mundial de 2014 de Fórmula 1. A peça já foi testada no dinamÁ´metro da fábrica da montadora, em Viry-Chatillon, subúrbio de Paris (FRA), mas só será utilizado nos circuitos a partir do ano que vem.

O novo propulsor é um V6 de 1,6 litro turbo, que vai substituir o V8 de 2,4 litros, padrão atual da maior categoria do automobilismo mundial. Jean-Michel Janilier, chefe da divisão esportiva da Renault, frisou que os novos motores, mais econÁ´micos e tecnologicamente avançados, podem atrair os antigos entusiastas da F-1.

“Será uma ferramenta melhor de comunicação que os atuais motores V8. Podemos trazer alguns fãs de volta Á  F-1”, destacou.

Um dos pontos mais polêmicos em relação Á  troca de propulsores diz respeito ao barulho dos carros que, segundo os crÁ­ticos, poderia diminuir, mas Rob White, diretor-técnico da Renault, não acredita que esse fato vai ocorrer.

“A F-1 ainda vai continuar bastante barulhenta. Ainda será um evento muito violento. É possÁ­vel ver nos testes, mesmo com trocas de marchas relativamente lentas e com pouca potência, a mudança das marchas continua rápida e agressiva. E a grande coisa vermelha atrás do motor, na frente da caixa de marchas (o sistema de recuperação de energia) também será responsável por algum espetáculo”, garantiu.

Fonte: GazetaEsportiva.Net