F1: Treino classificatório para F-1 terá ‘tanque vazio’ em 2010

A Federação Internacional de Automobilismo, FIA, anunciou nesta quarta-feira as mudanças que serão realizadas a partir do ano que vem na Fórmula 1. As principais mudanças vão ocorrer durante os treinos classificatórios, que devem ser mais competitivos uma vez que os carros lutarão pela pole position com pouca gasolina e, consequentemente, mais leves.

Os treinos seguirão sendo divididos em três partes (Q1, Q2 e Q3), porém mais veículos irão começar com chances: 26, contra os 20 da atual temporada. A cada etapa, serão eliminados oito carros (neste ano são cinco), restando apenas dez competidores no Q3, que terão tanques vazios, uma vez que será proibido o reabastecimento durante os Grandes Prêmios.

Outra mudança será com relação ao peso dos carros. Atualmente o mínimo é de 605kg e passou para 620kg (sem combustível e com o piloto), em virtude da manutenção da legalidade do KERS (sistema de reaproveitamento de energia) que não deverá ser utilizado por causa de um acordo entre as escuderias.

Já os cobertores elétricos para os pneus não serão banidos, como era especulado. O sistema de pontuação também seguirá o mesmo, contrariando Bernie Ecclestone, um dos organizadores da F-1, que prefere o sistema de medalhas.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *