F3 Alemã: Pipo Derani dá um salto em sua segunda temporada na Europa

Brasileiro de 16 anos, que é o mais jovem em atividade no automobilismo internacional, disputará a Fórmula 3 Alemã pela equipe Motopark Academy.

Depois de ter disputado sua primeira temporada competindo em monopostos, Pipo Derani se prepara para o segundo passo em sua carreira na Europa. O brasileiro de 16 anos – o mais jovem em atividade no Exterior -, que em 2009 disputou o Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault e algumas etapas do certame europeu, fechou sua participação na Fórmula 3 Alemã defendendo a mesma equipe do ano passado, a Motopark Academy.

“O Pipo apresentou um grande desenvolvimento conosco na última temporada, e foi a primeira vez que ele competiu nos carros, após tantos anos no kart. Ele teve um ano ótimo como estreante, mostrou um grande potencial e, levando em consideração a sua idade, ele fez um trabalho fantástico”, afirmou Timo Rumpfkeil, chefe da equipe Motopark. “Temos muita fé em seu talento, e acredito que ele tem o potencial – que ele já demonstrou no ano passado – para conquistar ótimos resultados nesta temporada”, continuou.

O campeonato é composto por nove rodadas duplas, totalizando 18 corridas. O torneio começa no dia 17 de abril em Oschersleben e termina em 3 de outubro, na mesma pista, passando por Hockenheim, Lausitz, Nuburgring e Assen, na Holanda.

Em seu ano de estréia no automobilismo, Derani terminou o campeonato na sétima colocação e conquistou dois pódios. “Ano passado foi muito bom e aprendi bastante. A Fórmula 3 Alemã é um campeonato forte, mas optei por continuar com a equipe, pois acredito no potencial do time e estamos bastante entrosados”, afirmou o jovem. O carro da Fórmula Renault, com o qual Pipo correu em 2009, desenvolve cerca de 190 cavalos de potência; o Fórmula 3, de motor Volkswagen, 230, o que representa um salto de 40 cavalos. O bólido é equipado com pneus Yokohama.

“Por ser o segundo ano, e eu já estar mais acostumado do que no início do ano passado aos fórmulas, a expectativa é maior. Temos equipamento para ser um dos concorrentes ao título. Eu e meu companheiro de equipe estamos muito bem dentro do time, assim, podemos desenvolver e acertar melhor o carro, e isso pode fazer a diferença, já que eu tenho um pouco mais de experiência”, destacou o competidor de 16 anos.

A adaptação, no entanto, foi rápida, nas palavras do próprio Rumpfkeil. “Apesar de jovem, ele demonstrou bom conhecimento técnico, já que ele nos passou informações valiosas durante os testes de inverno. Com seu talento e este bom feedback, ele pôde passar aos engenheiros tudo o que ele sentia do carro e o que ele queria com muita propriedade. E isso nos ajudou a desenvolver o carro. Estou certo que há muito mais a vir dele durante os próximos testes e a temporada propriamente dita”, disse o chefe da equipe, destacando que os objetivos da Motopark Academy com Derani é lutar por vitórias e terminar o ano entre os cinco melhores do campeonato.

De olho na preparação física – Antes do início de um ano escolar, é comum os adolescentes viajarem para a praia com a família ou participarem de acampamentos repletos de atividades. Com Pipo Derani, de 16 anos, a história é um pouco diferente. De hoje (3) a 7 de março, o piloto da equipe Motopark Academy estará em Oberjoch, na Alemanha, para o Volkswagen Fitness Camp. O acampamento é dedicado aos pilotos que competirão com motores Volkswagen nesta temporada. Essa será a primeira vez do paulistano em um evento desse tipo, mas Pipo crê que a uma experiência será interessante e importante para seu desempenho nas pistas em 2010.

“Vamos escalar montanhas, correr, fazer várias atividades físicas, o que é uma ótima oportunidade para aprimorar o preparo e a resistência, e bem melhor do que passar o dia dentro de uma academia somente. O frio pode atrapalhar um pouco, mas será bom para me acostumar e preparar para os futuros treinos com a equipe, para o desenvolvimento do carro”, afirmou o piloto.

A programação consiste em treinamento físico, atividades na neve, palestras, treinamento de mídia, integração entre atletas de diferentes países e, inevitavelmente, diversão. Além de Derani, o curitibano Gabriel Dias, que disputará a Fórmula 3 Britânica, será o outro brasileiro no acampamento.

Às vésperas de sua segunda temporada em competições de monopostos, Pipo ressalta a importância da preparação física. “Sempre que estou no Brasil, vou à academia de segunda a sexta, e fico cerca de 1h30. A (academia) V10 tem um trabalho diferenciado com pilotos, e eles têm me acompanhado no meu desenvolvimento físico”, completou.

Para relatar as experiências do Fitness Camp, direto da Alemanha, Pipo fará um “diário de bordo”, que será publicado diariamente na página virtual do piloto – www.pipoderani.com.br. No site, também estão disponíveis o perfil, as notícias, fotos e vídeos de Pipo.

Confira o calendário da temporada 2009 do Campeonato Alemão de Fórmula 3:

18.abril – Oschersleben
09.maio – Sachsenring
30.maio – Hockenheim
18.julho – Assen (Holanda)
25.julho – Nurburgring
08.agosto – Assen (Holanda)
15.agosto – Lausitz
29.agosto – Nurburgring
03.outubro – Oschersleben

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *