F3 Alemã: Rafael Suzuki quer se manter entre os primeiros na Alemanha

Piloto brasileiro faz sua estréia no tradicional circuito de Nurburgring.

O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) participa neste fim de semana (23-25/05) da terceira rodada dupla do Campeonato Alemão de Fórmula 3, um dos mais importantes da categoria no mundo. Após conseguir bons resultados e assegurar a quinta colocação na classificação, o paulista espera manter a sua performance para continuar andando na frente. “Minha pretensão continua sendo a mesma, que é me manter entre os primeiros do campeonato e seguir na luta pelo tÁ­tulo”, afirma. As corridas válidas pela 5ª e 6ª etapa do certame acontecem no conhecido Autódromo de Nurburgring.

Mesmo sem ter feito a pré-temporada e estar estreando no famoso circuito alemão, Rafael Suzuki acredita que os adversários não terão tanta vantagem quanto tiveram nas corridas anteriores. “Aqui a grande incógnita será ver quem estará bem para a classificação. Além de ser uma pista onde quase ninguém testa, nós teremos apenas 15 minutos de treino antes dos dois treinos livres”, lembra o piloto da Performance Racing. Como as corridas acontecerão no mesmo fim de semana das tradicionais 24 horas de Nurburgring, a programação de todo o fim de semana foi modificada.

Mesmo com a sensÁ­vel melhora do acerto do carro a cada vez que entra na pista, o brasileiro prefere não arriscar um prognóstico para a prova. “Nosso setup está melhorando, pouquÁ­ssimos testaram aqui e eu estou conseguindo me adaptar rapidamente aos circuitos. Mas ainda assim quem já andou aqui no ano passado ou veio das categorias de base alemãs, tem um conhecimento prévio. Só dá pra saber mesmo na hora”, acredita o piloto da SVLabs. A única novidade de seu Dallara F307/Opel para a corrida será um novo motor. “Mas é mais por precaução, não terá nenhuma novidade técnica”, ressalta.

O que também anima Suzuki para essa corrida são as caracterÁ­sticas do circuito, que apresenta um traçado bastante variado. “Ainda não tenho muita informação da equipe, mas conheço por ver na Fórmula 1. Parece ser bastante desafiador”, prevê. Ele destaca a seqüência de curvas e as longas retas da pista. “Tem subidas e descidas, boas seqüências de curvas de alta no miolo, além da reta principal e da reta em subida, quase no final da volta. Ao contrário de Oschersleben, existem muitos pontos de ultrapassagem”, finaliza confiante.


Esta é a classificação da Fórmula 3 Alemã após quatro etapas:

1) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F 307/Honda, 24 pontos
2) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 21
3) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 19
4) Frédéric Vervisch/BEL, Dallara F307/Opel, 18
5) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 14
5) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 14
7) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 12
8) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 9
8) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, 9
10) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 7
11) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 6
12) Max Nilsson/SUE, Dallara 307/Mercedes, 3
12) David Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 3
12) Rahel Frey/SUI, Dallara 307/Volkswagen, 3
15) Gary Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 2 pontos.