F3 Asiática: Brasileiro Rafael Suzuki termina novamente em quarto nas Filipinas

Piloto conquistou a pole position e foi o quarto colocado nas quatro corridas do fim de semana.

O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt) terminou a rodada quádrupla da Fórmula 3 Asiática, realizada neste final de semana (11 a 13/1) no circuito de Batangas, nas Filipinas, na quarta posição. “Não foi o que eu estava esperando, mas o saldo é positivo mesmo os resultados tendo me afastado um pouco da briga pelo titulo”, opinou o paulista, que está na quarta posição do certame.

Na sétima etapa Rafael Suzuki largou da quarta posição, foi pra cima do inglês Matt Howson, que não estava rápido, mas começou a se defender muito, inclusive fazendo sigue-zagues na reta. Durante quatro voltas o brasileiro e o irlandês Niall Quinn tentaram ultrapassa-lo de vários jeitos, até que houve o toque na quinta passagem. “Eu fiquei por fora nessa volta em boa parte da reta. Ai quando ele abriu pra curva e eu enfiei, ele trouxe de volta. A minha suspensão entortou”, contou o paulista.

Apesar do incidente, Suzuki ainda ficou em quarto na primeira corrida de domingo, disputada com a pista seca. “O Howson só fechava ao invés de atacar o (Hamad) Al Fardan e o (Frederic) Vervisch. Eu tinha que tentar algo se eu quisesse ganhar a corrida. Infelizmente não deu certo. Ele preferiu se defender de todos os jeitos do que tentar dar o troco”, explicou. “Não me arrependo de ter tentado. Não dava pra ficar a corrida inteira atrás de um piloto mais lento. Acho que ele jogou duro demais, mas o acidente foi de corrida, tanto que ninguém protestou”, continuou. A vitória ficou com Vervisch, que foi desclassificado por dar ré no grid antes da largada, para ficar com o carro 100% dentro da linha, como manda o regulamento. Com isso, Al Fardan herdou a primeira posição.

No encerramento da rodada quadrupla, com o carro ainda desalinhado por causa do acidente da etapa anterior, Rafael vou a receber a bandeirada em quarto. “A corrida em si foi muito melhor, mas eu não tive o mesmo ritmo da prova da manhã. O intervalo entre as duas corridas era muito curto, não conseguimos acertar o carro de volta”, avisou o representante da SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt.

Rafael Suzuki aproveitou para fazer um balanço de sua performance nas provas validas pela quinta até oitava etapas da F-3 Asiática, que incluiu a primeira pole position de 2008 para o Brasil no automobilismo internacional. “Foi positivo pelo grande aprendizado, principalmente pela maratona de quatro provas, pelas condições do tempo e da pista, que mesmo para quem conhece inúmeros circuitos, como o Vervisch e o Al Fardan, eles acharam dificílima!”, falou o campeão da Seletiva Petrobras de Kart, que até agora tem apenas 15 corridas de carro, contra mais de 70 do experiente belga Frederic Vervisch, líder da categoria.

“Os principais pontos positivos foram eu conseguir a pole position numa pista tão difícil, a minha velocidade estava boa e a experiência de ter corrido com a pista inundada e ter conseguido um resultado bom mesmo na minha estréia na chuva. Em minha opinião preciso melhorar as minhas duas primeiras voltas. Não estou conseguindo ser rápido o suficiente com pouco grip, o que de certa forma está me afastando um pouco da primeira vitória”, avaliou o jovem de 20 anos de idade. “Isso vai vir com o tempo. A equipe ficou contente, mas vou trabalhar duro para diminuir essa desvantagem nas próximas corridas”, concluiu Suzuki. A nona e décima etapas da Fómula 3 Asiática serão realizadas nos dias 9 e 10 de fevereiro, no circuito de Chennai, na Índia.

Confira os seis primeiros colocados na sétima etapa:

1- Hamad Al Fardan (Team GFH Bahrain), Bahrein
2- Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda
3- Matt Howson (PTRS Racing), Inglaterra
4- Rafael Suzuki (Team Goddard), BRASIL
5- John O’Hara (Aran Racing), Irlanda
6- Roland Hermoso (Aran Racing), México

Confira os seis primeiros colocados na oitava etapa:

1- Frederic Vervisch (Team Goddard), Bélgica
2- Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda
3- Matt Howson (PTRS Racing), Inglaterra
4- Rafael Suzuki (Team Goddard), BRASIL
5- Hamad Al Fardan (Team GFH Bahrain), Bahrein
6- John O’Hara (Aran Racing), Irlanda

Após oito etapas, o Campeonato de Fórmula 3 Asiática está assim:

1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica, 129 pontos;
2°) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrain, 126;
3°) Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha, 97;
4°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 78;
5º) Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda, 47;
6°) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34;
7°) David Julian (Goddard), Estados Unidos, 24;
8º) Paulo Ip (PTRS), China, 15;
9º) John O’Hara (Aran Racing), Irlanda, 14;
10º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra, 6;
10º) Wei Liang Chen (PTRS), China,6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *