F3 Brasil: Matheus Iorio vence e conquista por antecipação o tÁ­tulo da Fórmula 3 Brasil 2016

Com vitória conquistada na primeira corrida da rodada dupla de Goiânia, piloto da Cesário F3 não pode mais ser alcançado na pontuação

Matheus Iorio confirmou a conquista antecipada do tÁ­tulo de 2016 da Fórmula 3 Brasil vencendo a corrida de abertura da sétima e penúltima etapa da temporada na tarde deste sábado (5) em Goiânia (GO). Com o resultado, o piloto da Cesário chega a 166 pontos, não podendo ser mais alcançado por seu principal adversário, Guilherme Samaia, que com o segundo lugar conquistado soma 119.

Faltando apenas três corridas para o fim do campeonato – a prova complementar de amanhã e mais duas na rodada final de Interlagos em 11 de dezembro -, Iorio pode correr tranquilo sem o tÁ­tulo estar em jogo.

“É fechar uma conquista da melhor maneira possÁ­vel – com vitória. Estou muito aliviado. Não dá para explicar. Agora vai ser mais fácil de correr, porque aÁ­ eu fico mais tranquilo. De qualquer maneira, o correto é manter o foco e continuar fazendo o que eu fiz durante o ano todo”, falou o novo campeão.

Largando em terceiro, Iorio se aproveitou do vácuo do parceiro Samaia para assumir a liderança virtual da corrida, já que o pole position Christian Hahn queimou a largada e se manteve Á  frente, mas teve de cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes como punição aplicada pelos comissários.

Samaia, que largara em segundo, não gostou da manobra do companheiro de equipe. “Eu vi que o Christian queimou a largada e eu sabia que teria de sair bem, mas infelizmente o Matheus pegou meu vácuo e botou o bico na entrada da primeira curva, forçando até um pouco demais, o que acabou me colocando do lado sujo da pista – eu achei que ele fez uma ultrapassagem bem arriscada que terminou por me prejudicar -, e por isso escorreguei perdi mais algumas posições”, afirmou.

“Foi uma corrida difÁ­cil. Dali em diante foi questão de fazer uma prova de recuperação. Acho que se não fossem as quebras do inÁ­cio do ano, daria para termos uma briga mais forte pelo tÁ­tulo. Agora vamos trabalhar para o ano que vem”, resignou-se.

Em terceiro ficou Pedro Caland, campeão também antecipado da classe Light e que, como prêmio pela conquista, ganhou da equipe Hitech a chance de guiar o carro da classe principal da F3 como forma de preparação visando a próxima temporada.

“Agora iniciamos um programa de preparação para 2017. Essas corridas já servem de treino. Eu consegui manter um ritmo bom, acompanhando os ponteiros, mas no finalzinho o preparo fÁ­sico fez a diferença, e então tive que administrar para chegar ao final. Os carros da Light e da classe A são diferentes em termos de pressão aerodinâmica, o que faz o F3 principal ter mais carga e exigir muito mais do piloto. Mas no fim tem sido um aprendizado bem legal”, comparou.

Punido pela queima de largada, Hahn conseguiu se recuperar para terminar a prova em quarto. Thiago Vivacqua, que durante boa parte da corrida ocupou a segunda posição, foi obrigado a abandonar a sete giros do fim com problemas mecânicos.

A prova complementar da F3 Brasil acontece neste domingo (6) com largada Á s 9h25.

Corrida 1 – Resultado*:
1-) 34 Matheus Iorio (Cesario F3) – 24 voltas em 31min19s504
2-) 77 Guilherme Samaia (Cesario F3) – 13s427
3-) 52 Pedro Caland (Hitech GP) – 15s447
4-) 12 Christian Hahn (CF3) – 15s623
5-) 36 Thiago Vivacqua (Hitech Racing) – a 7 voltas
6-) 145 Denis Dirani (Cesario F3) – a 9 voltas
MELHOR VOLTA: Christian Hahn, 1min17245 (178.7 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Classificação do Campeonato (Top-5)**:
1-) Matheus Iorio – 166 pontos
2-) Guilherme Samaia – 119
3-) Thiago Vivacqua – 80
4-) Carlos Cunha – 65
5-) Christian Hahn – 61
**Provisório

PROGRAMAÇÁƒO DO EVENTO:
Domingo, 6 de novembro
09h25 – 10h00: F3 Brasil – Corrida 2
12h00 – 12h50: Mercedes-Benz Challenge – Corrida
14h00 – 14h45: Stock Car – Corrida 1
15h10 – 15h35: Stock Car – Corrida 2