F3 Brasil: Pedro Piquet se recupera e vence corrida 2 no Velopark

Atual campeão da categoria superou uma quebra de motor na prova de sábado, largou da 14ª posição, fez várias ultrapassagens e venceu; Matheus Iorio foi o segundo e agora lidera o campeonato de forma isolada. Na Light, nova vitória de Guilherme Samaia, com Pedro Cardoso em segundo

A segunda bateria da segunda etapa da Fórmula 3 Brasil foi recheada de boas disputas pela liderança em ambas as classes, A e Light, na manhã deste domingo (26) no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Após uma quebra de motor na corrida de sábado (25) que o obrigou a largar em 14º e penúltimo lugar, Pedro Piquet superou todos os obstáculos para vencer a corrida – que terminou com a intervenção do Safety Car.

Matheus Iorio terminou a bateria em segundo lugar para assumir de vez a liderança da classificação geral do campeonato com 48 pontos. Rodrigo Baptista, que venceu ontem e hoje terminou a prova na sétima posição, é o vice-líder com 41. A vitória de Piquet o levou à terceira posição com 33. Fechando o pódio na manhã deste domingo esteve o jovem Carlos Cunha, de apenas 15 anos, e que agora é o quinto na tabela.

“A largada foi boa e consegui ganhar posições no início. Depois disso foi um trabalho para encontrar o melhor ponto de ultrapassagem, que é a freada forte na entrada da reta. Tivemos muitas entradas do safety car que poderiam ter me atrapalhado se fossem no início da prova”, afirmou Piquet.

“Larguei melhor que ontem. Pulei para terceiro e tive muita dificuldade para ultrapassar o Carlinhos (Cunha). Estava mais rápido, mas não conseguia passar. Aqui é uma pista difícil de ultrapassar. Consegui o segundo lugar e abrir vantagem na liderança”, comentou o líder da competição.

Vencedor da categoria Light no sábado, Guilherme Samaia pulou à frente na largada (que teve os seis primeiros do resultado de sábado largando em ordem invertida) e sustentou a liderança por duas voltas, até ser superado por Cunha e Iorio. O líder do campeonato pressionava o jovem piloto da CF3 enquanto Pedro Piquet galgava posições no pelotão.

A disputa pela liderança da Light começou a se configurar quando Pedro Cardoso chegou em Samaia e também fazia boa briga, mas um toque no adversário fez o piloto da Shell Racing rodar e “remar” novamente na busca à liderança da classe, e travou boa disputa com Rodrigo Baptista, da classe A, por várias voltas em que ambos trocavam de posição diversas vezes. O campeonato da Light fecha a rodada do Velopark com Samaia em primeiro somando 45 pontos, contra 26 de Matheus Muniz, 21 de Pedro Cardoso e 19 de Andreas Visnardi. Igor Fraga foi ao pódio pela primeira vez ao ser o terceiro na prova da Light.

Na frente, Piquet se aproximava dos líderes com ritmo forte e no 12º giro ele ultrapassou Artur Fortunato para assumir o terceiro lugar. Voltas mais tarde, o americanense teve de abandonar a prova por quebra do motor de seu Dallara F309. Na 19ª volta, Iorio tentou o ataque sobre Cunha, cometeu um pequeno erro e viu Pedro Piquet o ultrapassar. No giro seguinte, o brasiliense tomou a liderança e Iorio aproveitou-se para também passar e subir à segunda colocação.

A corrida teve três intervenções do carro de segurança: na volta 23, depois que Andreas Visnardi parou na pista com problemas mecânicos, na 28, quando Matheus Muniz também enfrentava dificuldades técnicas com o carro, mas acabou conseguindo voltar por poucas voltas até parar de vez no 32º e penúltimo giro, o que encerrou a corrida com bandeira amarela.

O próximo encontro da Fórmula 3 Brasil acontece em Santa Cruz do Sul (RS), nos dias 27 e 28 de junho.

F3 BRASIL – Corrida 2:
1-) 1 – Pedro Piquet – (Cesário F3) – 33 voltas em 30min43s769
2-) 34 – Matheus Iorio – (Cesário F3) – a 1.289
3-) 54 – Carlos Cunha – (CF3) – a 1.980
4-) 77 – Guilherme Samaia* – (Cesário F3) – a 2.741
5-) 43 – Pedro Cardoso* – (Cesário F3) – a 3.679
6-) 9 – Cristian Hahn – (Hitech Racing) – a 4.410
7-) 13 – Rodrigo Baptista – (Prop Car Racing) – a 5.437
😎 55 – Igor Fraga* – (Prop Car Racing) – a 8.226
9-) 3 – Ryan Verra – (RR Racing) – a 1 volta
10-) 84 – Fernando Croce – (Hitech Racing) – a 1 volta
11-) 46 – Andreas Visnardi* – (RR Racing) – a 3 voltas
12-) 23 – Gustavo Bandeira – (Hitech Racing) – a 3 voltas
13-) 91 – Leonardo de Souza – (Kemba Racing) – a 4 voltas
14-) 27 – Matheus Muniz* – (Prop Car Racing) – a 8 voltas
Não completaram 75% da distância da prova:
15-) 28 – Artur Fortunato – (A. Fortunato F3 Racing) – a 11 voltas
16-) 35 – Felipe Ortiz* – (RR Racing) – a 20 voltas
*F3 Light
Melhor volta Pedro Piquet – 48s668
Resultado sujeito a validação pelos comissários técnicos e desportivos da CBA

CAMPEONATO – F3 A
1-) Matheus Iorio – 48 pontos
2-) Rodrigo Baptista – 41
3-) Pedro Piquet – 33
4-) Artur Fortunato – 21
5-) Carlos Cunha – 17

CAMPEONATO – F3 LIGHT
1-) Guilherme Samaia – 45 pontos
2-) Matheus Muniz – 26
3-) Pedro Cardoso – 21
4-) Andreas Visnardi – 19
5-) Igor Fraga – 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *