F3 Espanhola: Jimenez inicia nova fase em alta

Depois de dois meses de intervalo na Fórmula 3 da Espanha, brasileiro volta Á  pista melhor preparado e “menos novato”.

Sérgio Jimenez disputa neste fim de semana (02 e 03/09) a quinta rodada dupla do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, no autódromo de Albacete. A pista de 3.539 metros abre a segunda metade da temporada e pode consolidar ainda mais a campanha do único representante do Brasil na categoria. Estreante, Jimenez ocupa o 3º lugar na classificação e é considerado a grande ameaça ao experiente argentino Ricardo Risatti, que lidera a pontuação do torneio.

Em quatro rodadas duplas (ou oito provas) disputadas até o momento, o piloto brasileiro da equipe Racing Engineering soma 43 pontos na tabela, ocupando a terceira colocação. Na primeira metade do ano, mesmo com as dificuldades normais de um estreante que não competia de automóvel há um ano e meio, a campanha de Jimenez já chamou a atenção, especialmente pela determinação e ousadia que culminaram na vitória no circuito de Jarama, justamente a pista-sede do experiente Risatti e da competente equipe TEC Auto.

“Estou bastante otimista em relação a este final de semana”, diz Jimenez, indicando a boa expectativa da equipe dirigida pelo prÁ­ncipe espanhol Alfonso de Orleans Bourbon. “Tomara que consigamos um resultado que nos ajude a continuar na disputa pelas primeiras posições do Campeonato e, quem sabe, alcançar esse tÁ­tulo. Além do mais, como a última rodada foi apenas em junho, não vejo a hora de voltar a pilotar de novo”, destaca o piloto brasileiro.

Jimenez está a apenas dois pontos do segundo colocado, Máximo Cortés, e a 13 de Ricardo Risatti, que lidera a competição. “Temos ainda mais oito corridas até o final da temporada e sei que contamos com bastante margem para crescer na competição. Basta continuarmos a trabalhar e não perdermos de vista os nossos objetivos. Seria muito bom começar a segunda metade do calendário com o pé direito”, ressalta.

O circuito de Albacete, que fica entre a capital Madri e a cidade de Valência, é uma pista que dificulta as ultrapassagens, com curvas muito rápidas e sem pontos em que os pilotos dividam as freadas. “Por isso, largar em uma das primeiras posições é fundamental para que se receba a bandeirada quadriculada na frente em uma das duas corridas do final de semana”, aponta. Na semana passada, aproveitando o retorno do torneio Á s suas atividades, Jimenez chegou a testar com sua equipe no circuito de Jerez de la Frontera, sede do GP da Espanha de Fórmula 1 entre os anos de 1986 e 1990.

Campeonato Espanhol de Fórmula 3 após oito etapas (quatro rodadas duplas):
1) Ricardo Rissati (ARG), 58
2) Máximo Cortés (ESP), 45
3) Sérgio Jimenez (BRA), 43
4) Nicolas Prost (FRA), 41
5) Roldán RodrÁ­guez (ESP), 42
6) Marco Barba (ESP), 40
7) Manuel Sáez-Merino (ESP) e Miguel Molina (ESP), 24
9) Carlos Iaconelli (BRA), 23
10) Marcos Martinez (ESP), 22