F3 Inglesa: Em 2012, Pipo Derani disputa segunda temporada na Fórmula 3 Inglesa

Piloto brasileiro assinou com a Fortec para encarar uma temporada cheia de desafios e novidades no ano que vem

Há pouco mais de dois meses, Pipo Derani completava sua primeira temporada na Fórmula 3 Inglesa, um ano duro, de bastante aprendizado, mas que trouxe também o primeiro pódio dele na categoria, com um segundo lugar na penúltima etapa, em Donington Park. Mais do que isso, ofereceu ao piloto uma experiência valiosa para o campeonato do ano que vem: pela primeira vez na carreira, ele vai repetir uma temporada, permanecendo na Fórmula 3 Inglesa.

“Para a formação de qualquer piloto, isso é algo muito importante e eu ainda não tive esta oportunidade, de fazer dois anos na mesma categoria”, conta Pipo Derani, de 18 anos de idade, que está há três correndo no exterior (passou pela Fórmula Renault Norte-Europeia e pela Fórmula 3 Alemã). Por enquanto, o maior desafio é controlar a ansiedade para este segundo ano de Fórmula 3 Inglesa.

“Esta experiência da estreia ajuda bastante e por enquanto estou me preparando como posso, enquanto não começam os testes na Europa. Mas a expectativa já é muito boa, eu fiz um teste com a minha nova equipe antes de vir para o Brasil e fiquei muito animado. É muito bom chegar num time que tem uma estrutura como a da Fortec e que está sempre na disputa por vitórias, por títulos”, acrescenta Pipo Derani.

A Fortec, equipe escolhida por ele para a próxima temporada da Fórmula 3 Inglesa, é a mesma por onde já passou o colombiano Juan Pablo Montoya. Além da nova equipe, Pipo Derani terá também o reforço e a experiência do piloto brasileiro Roberto Streit, que vai acompanhá-lo de perto na Europa. Streit passou a trabalhar com Pipo no meio da temporada passada e os primeiro resultados deste esforço em conjunto não demoraram para aparecer.

“O começo do ano foi muito difícil, eu troquei muitas vezes de engenheiro, mas as coisas melhoraram bastante depois que eu comecei a trabalhar com o Streit”, comenta Pipo Derani. Roberto Streit, apesar de ser apenas dez anos mais velho que ele, tem larga experiência nas categorias de base internacionais e foi adversário de Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Robert Kubica nos tempos de Fórmula 3 Europeia, em 2004.

Dentro da pista, Pipo terá outras novidades para lidar em 2012. A categoria anunciou a introdução de um novo chassi, o Dallara F312, que promete melhoras aerodinâmicas e mecânicas em relação ao modelo antigo, utilizado desde 2008. O calendário da Fórmula 3 Inglesa terá trinta corridas divididas num calendário de dez etapas, passando também pela Bélgica, pela França e pela Itália.

CALENDÁRIO DA FÓRMULA 3 INGLESA
6 e 7 de abril, Oulton Park, GBR
14 e 15 de abril, Monza, ITA
11 a 13 de maio, Pau, FRA
26 e 27 de maio, Rockingham, GBR
23 e 24 de junho, Brands Hatch, GBR
29 de junho a 1º de julho, Paul Ricard, FRA
26 a 28 de julho, Spa-Francorchamps, BEL
4 e 5 de agosto, Snetterton, GBR
8 e 9 de setembro, Silverstone, GBR
29 e 30 de setembro, Donington Park, GBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *