F3 Inglesa: Marko Asmer é o campeão de 2007

O estoniano Marko Asmer, da Hitech, é o Campeão da F-3 Inglesa de 2007, com duas provas de antecedência. Na rodada dupla em Croft, na Inglaterra, Asmer venceu a segunda prova. A primeira prova foi vencida pelo britânico Stephen Jelley, da Raikkonen Robertson Racing.

Jelley largou na 4º posição e venceu a 19º etapa com quase dois segundos de vantagem para o compatriota Sam Bird, da Fortec. O pódio, todo britânico, foi completado por Greg Mansell.


Asmer largando na pole, liderou até o seu motor Mercedes estourar no inÁ­cio da 13º volta. Jelley assumiu a liderança até o final da prova, de 24 voltas.


A dupla brasileira da Carlin, Alberto Valério e Mário Moares, terminaram, respectivamente, em 5º e 6º. Ernesto Otero, da Raikkonen Robertson Racing, foi o 15º, sendo o 5º na Classe Nacional.


Mesmo como abandono, Asmer garantiu o tÁ­tulo, pois o alemão Maro Engel, da Carlin, se envolveu em um acidente, logo na largada. Engel e seu companheiro de equipe, o irlandês Niall Breen colidiram, e como o alemão tinha que terminar a frente de Asmer, o acidente deu o titulo ao estoniano.


Pela Classe Nacional, o mexicano Sergio Perez, da T-Sport, se sagrou campeão, ao chegar em 2º lugar.


Para coroar a conquista, Asmer largou na pole e venceu a 20º etapa, seguido por Breen e finlandês Atte Mustanen, da Raikkonen Robertson Racing. Foi a 10º vitória de Asmer na temporada.


Valério chegou em 4º, depois de uma intensa batalha com Engel. Eles chegaram com pouco mais de 0s100 de diferença um para o outro. Otero foi o 20º, sendo o 4º na Classe Nacional. Moraes abandonou antes da primeira volta.


Asmer soma 272 pontos no campeonato. O vice-campeonato está entre Engel e Jelley, separados por oito pontos.


A última rodada dupla acontece no dia 30 de setembro, em Rockingham.


Final, 19º etapa:


1 – Stephen Jelley (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 24 voltas em 30’50″597
2 – Sam Bird (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 1″951
3 – Greg Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – a 2″455
4 – Atte Mustonen (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – a 3″298
5 – Alberto Valerio (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 7″918
6 – Mario Moraes (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 11″462

7 – Michael Devaney (Mygale-Mercedes) – Ultimate – a 13″045
8 – Rodolfo Gonzalez (Dallara 307-Mugen) – T Sport – a 13″465
9 – Cheng Cong Fu (Dallara 304-Mugen) – Performance – a 17″035
10 – Leo Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – a 17″726
11 – Sergio Perez (Dallara 304-Mugen) – T Sport – a 23″603
12 – John Martin (Dallara 307-Mugen) – Docking – a 26″894
13 – Salman Al Khalifa (Dallara 304-Mugen) – T Sport – a 28″818
14 – Hamad Al Fardan (Dallara 304-Mugen) – Performance – a 30″315
15 – Ernesto Otero (Dallara 304 Mugen) – Raikkonen – a 1’15”800


Abandonos:


Jonathan Kennard – 23 voltas
Max Chilton – 23 voltas
Ricardo Teixeira – 21 voltas
Michael Meadows – 19 voltas
Viktor Jensen – 14 voltas
Marko Asmer – 12 voltas
Francesco Castellacci – 9 voltas
Sebastian Hohenthal – 5 voltas
Esteban Guerreri – 5 voltas
Alistair Jackson – 3 voltas
Juan Pablo Garcia – 1 volta
Walter Grubmuller – 1 volta
Maro Engel – 0 volta
Niall Breen  – 0 volta


Volta mais rápida: Marko Asmer 1’14”409


Final, 20º etapa:


1 – Marko Asmer (Dallara 307-Mercedes) – Hitech – 24 voltas em 30’08”115
2 – Niall Breen (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 3″289
3 – Atte Mustonen (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – a 9″047
4 – Alberto Valerio (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 14″642
5 – Maro Engel (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – a 14″819
6 – Greg Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – a 16″202
7 – Esteban Guerrieri (Mygale-Mercedes) – Ultimate – a 17″554
8 – Stephen Jelley (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – a 19″321
9 – Rodolfo Gonzalez (Dallara 307-Mugen) – T Sport – a 20″841
10 – Sebastian Hohenthal (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – a 21″706
11 – John Martin (Dallara 307-Mugen) – Docking – a 24″175
12 – Alistair Jackson (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – a 47″547
13 – Sergio Perez (Dallara 304-Mugen) – T Sport – a 48″730
14 – Leo Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – a 49″113
15 – Cheng Cong Fu (Dallara 304-Mugen) – Performance – a 49″600
16 – Jonathan Kennard (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – a 54″009
17 – Ricardo Teixeira (Dallara 307-Mugen) – Performance – a 56″811
18 – Francesco Castellacci (Dallara 307-Mugen) – Docking – a 1’02″488
19 – Hamad Al Fardan (Dallara 304-Mugen) – Performance – a 1’05″623
20 – Ernesto Otero (Dallara 304 Mugen) – Raikkonen – a 1’16”280
21 – Juan Pablo Garcia (Lola Dome-Mugen) – Fluid – a 1 volta
22 – Salman Al Khalifa (Dallara 304-Mugen) – T Sport – a 1 volta
23 – Viktor Jensen (Dallara 304-Mugen) – Docking – a 1 volta


Abandonos:


Michael Devaney – 13 voltas
Max Chilton – 7 voltas
Sam Bird – 4 voltas
Michael Meadows – 0 voltas
Mario Moraes – 0 voltas
Walter Grubmuller – 0 voltas


Volta mais rápida: Marko Asmer (Dallara 307-Mercedes) – Hitech – 1’14”555


Campeonato:


1. Asmer 272 pontos;
2. Engel 186;
3. Jelley 178;
4. Bird 165;
5. Breen 137;
6. Kennard 130;
7. Valerio 105; 8. Mustonen 104;
9. G. Mansell 78;
10. Hohental 77.