F3 Inglesa: Mineiro Victor CorrÁªa acerta com a Litespeed para a disputa da principal categoria de F3 do mundo

Piloto alfenense vai trabalhar como piloto de teste da fábrica do chassi SLC para a temporada 2010 da Fórmula 3 inglesa.

Vista como uma das principais vitrines do automobilismo mundial, a Fórmula 3 Inglesa ganha a participação de mais um piloto brasileiro. Em 2009, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power) assinou contrato com a equipe Litespeed e vai participar do mais importante e renomado campeonato da modalidade em todo o mundo. “Este é um dos momentos mais esperados da minha carreira e chegou na hora certa. Estou muito feliz e tenho certeza de que vai ser muito bom”, afirma o jovem piloto de 18 anos, quarto colocado na Fórmula Ford Inglesa no ano passado. O esportista segue os passos dos campeões Émerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet, que disputaram e venceram a competição antes de conquistarem as pistas da Fórmula 1.

 

Victor Corrêa embarca para a Inglaterra no dia 04/02, próxima quarta-feira. O principal desafio do piloto em seu primeiro ano na Fórmula 3 será encabeçar todo o trabalho de desenvolvimento do chassi SLC da equipe, visando o modelo para a temporada de 2010. “Nosso time é o único que utiliza um chassi próprio, todos os outros competem com Dallara. Vai ser um desafio grande, mas vamos trabalhar duro para fazer um carro vencedor para o próximo ano”, conta. Ele está entusiasmado com a oportunidade de ser o piloto de testes de uma fábrica logo no inÁ­cio da carreira. “Eu nunca imaginei que com tão pouco tempo na Inglaterra eu já teria essa chance. Tenho que aproveitar para ganhar milhagem, desenvolver minha pilotagem e principalmente aprender a identificar e transmitir informações técnicas para os engenheiros concluÁ­rem um projeto vencedor para o ano que vem”, afirma.

 

Ao mesmo tempo em que trabalhará no desenvolvimento do SLC para a próxima temporada, o representante da Unifenas/Cooparaiso/ Flash Power vai disputar a classe National da F3 Inglesa, que utiliza carros do ano anterior ao da competição. “Eu abri mão de assinar com a equipe bicampeã e tentar vencer corridas, para aceitar esta oportunidade, que dificilmente é oferecida para um piloto com a idade e a pequena experiência internacional que eu tenho”, explica. Victor será o único piloto da fábrica e terá a disposição três chassis para as corridas. “A Litespeed é bem estruturada, tem bons engenheiros e profissionais. Vamos trabalhar para acertar o carro e andar na frente durante o ano”, comenta. O diretor de Gerenciamento – Nino Singh Judge – e o Diretor Técnico – Steve Kenchington – já atuaram como pilotos da F3 e trabalharam no desenvolvimento dos carros da extinta equipe Lotus na F1.

 

Até hoje Roberto Pupo Moreno havia sido o único piloto brasileiro a assinar um contrato para ser piloto de testes de fábrica com tão pouco tempo no automobilismo europeu. No final de 1980, após um ano e meio na Fórmula Ford Inglesa, ele passou a testar oficialmente para a equipe Lotus na F1. â€œÉ uma honra ter essa oportunidade quase única e ainda poder trabalhar com profissionais tão gabaritados”, completa Victor.

 

Esta será a segunda temporada de Victor no automobilismo europeu. Depois de ter conquistado o tÁ­tulo de campeão da Fórmula São Paulo em 2007, no ano passado o esportista de Alfenas – sul de Minas Gerais – foi o quarto colocado em sua estréia na Fórmula Ford Inglesa, anotando poles e vencendo corridas. “O ano passado foi essencial. O que estou conseguindo é fruto disso. Aprendi as pistas, desenvolvi mais minha técnica de pilotagem, vi como funcionam as disputas na Inglaterra. Tive uma boa base”, garante.

 

Victor também vê de forma positiva a sua permanência na Terra da Rainha. “Ficar na Inglaterra é bom. Posso continuar a fazer o meu nome no paÁ­s onde o automobilismo se desenvolveu”, afirma. “Eu já estou totalmente adaptado. Só precisarei me adaptar Á  F3, e espero que isso aconteça rápido”, completa.

 

A Fórmula 3 Inglesa tem dois fabricantes de chassis (Dallara e Litespeed) e dois fornecedores de motores (Mercedes-Benz e Mugen-Honda). Para garantir ainda mais equilÁ­brio, a Avon é a fornecedora única de pneus. Os motores V4 geram cerca de 210 hp e os carros alcançam velocidades de mais de 250 km/h.