F1: Ainda CEO da McLaren, Dennis garante: ‘Não abandonei o barco’

Muito se falou e se especulou desde quando Ron Dennis anunciou que, após 28 anos, deixaria de ser o chefe de equipe da McLaren. Acionista e ainda CEO (sigla em inglês para chefe-executivo) da montadora, o empresário assegura que não abandonou o barco da Fórmula 1, afirmando que ainda terá peso nas decisões esportivas dos britânicos, que agora ficarão a cargo de Martin Whitmarsh.

Homem-forte da McLaren nas pistas desde 1980, Dennis passará o bastão a Whitmarsh em 1º de março, conforme revelou durante o lançamento do modelo 2009 da escuderia, no último dia 16. Julgando que tenha sido mal-interpretado após o anúncio, o inglês de 61 anos garantiu ao site oficial da Fórmula 1 que ainda terá participação na equipe.

“Não estou abandonando o barco – não estou abandonando nada”, bradou Dennis. “Deixei claro que haverá um reajuste de obrigações e responsabilidades entre mim e Martin. Planejei isso por anos e, a partir de março, eu espero trabalhar mais duro do que nunca porque devo me concentrar em liderar o crescimento da McLaren, que emprega mais de 1.300 pessoas e da qual eu permaneço como acionista e chefe-executivo”.

Embora admita que está prestes a exercer uma função mais administrativa na fábrica de Woking, o veterano assegura que sua presença ainda será sentida na Fórmula 1 – além de acompanhar in loco algumas das corridas, ele também influenciará as decisões de Whitmarsh.

“Marin se tornará o chefe de equipe, mas somos bons amigos e continuaremos próximos; assim, nossos papéis se juntarão em alguns momentos naturalmente”, explicou Dennis, admitindo ainda que chegou a adiar sua decisão que só veio em janeiro passado.

“Queria ter sido substituÁ­do em 2007, mas por causa de alguns episódios fora da pista mudei de opinião”, continuou, em referência ao escândalo de espionagem que manchou a Fórmula 1. “Porém, depois dos triunfos de 2008 – não só por causa do tÁ­tulo de Lewis Hamilton mas também pela criação da FOTA (Associação dos Times da F-1) -, achei que este era o melhor momento para o anúncio, feito diante de vários jornalistas justamente no lançamento do nosso novo carro”.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net