F3 Inglesa: Oliver Turvey e Jaime Alguersuari vencem em Oulton Park

O britânico Oliver Turvey e o espanhol Jaime Alguersuari, ambos da Carlin, foram os vencedores da rodada dupla de abertura da F-3 Inglesa, em Oulton Park, na Inglaterra. Ambos são estreantes na categoria.

Turvey venceu a primeira prova, seguido pelo compatriota Max Chilton, da Hitech Racing, com o finlandês Atte Mustanen, da Double R Racing, fechando o pódio.


O começo da prova foi disputado com pista molhada, devido a uma leve chuva que caiu trinta minutos antes da largada. Saindo da pole-position Alguersuari foi superado por Turvey e Chilton logo na primeira curva. Pouco depois o espanhol pressionou Chilton, ganhando a posição.


Alguersuari abandonou a prova na 14º volta, depois de levar um toque do seu companheiro de equipe, o britânico Brendon Hartley, na luta pela segunda posição. Hartley também abandonou.


O chassi Mygale fez um ótima prova, com os dois carros da Ultimate, com o irlandês Michael Devaney e o argentino Esteban Guerrieri.


Pela Classe National, a vitória foi do britânico Andrew Meyrick, da Carlin.


Novamente saindo na pole, Alguersuari venceu a segunda prova com os suecos da Fortec, Marcus Ericsson e Sebastian Hohenthal.


Dada Á  largada Alguersuari manteve a ponta aumentando volta a volta a sua vantagem sobre os outros. Porém a entrada do safety-car anulou os 9.1 segundos de vantagem do espanhol e para complicar uma confusão, depois da saÁ­da do carro de segurança, na 14º volta, colocou Hartley na liderança.


Hartley se manteve na ponta, recebendo a bandeira quadriculada em primeiro. Mas uma decisão dos comissários da prova colocou o britânico na posição correta, a 4º. Turvey, vencedor da corrida anterior, foi apenas o 12º colocado.


Meyrick venceu de novo pela Classe Nacional. Ele lidera a classe com 41 pontos.


Alguersuari, que completou 18 anos no dia de Páscoa, lidera o campeonato com 21 pontos empatado com Ericsson. Turvey em 3º soma 20 pontos.


A próxima etapa acontece no dia 27/04 em Croft, na Inglaterra.


Final, 1º prova:


1 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 18 voltas em 30’48″289
2 – Max Chilton (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1″978
3 – Atte Mustonen (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 3″893
4 – Michael Devaney (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 5″275
5 – Esteban Guerrieri (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 5″677
6 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 15″300
7 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 16″445
8 – Sebastian Hohenthal (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 18″431
9 – Henry Arundel (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 20″183
10 – Sam Abay (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 21″647
11 – John Martin (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 24″105
12 – Andrew Meyrick (Dallara 305-Mugen) – Carlin – 34″867
13 – Alistair Jackson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 37″441
14 – Ricardo Teixeira (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 37″806
15 – Jay Bridger (Dallara 307-Mugen) – Fluid – 42″693
16 – Philip Major (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 51″494
17 – Hywell Lloyd (Dallara 306-Mugen) – CF – 54″824
18 – Niall Quinn (Dallara 306-Mugen) – Loctite – 1’09″056
19 – Kristjan Einar (Dallara 305-Mugen) – Carlin – 1’09″922
20 – Steven Guerrero (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’21″539
21 – Stefan Wilson (Dallara 306-Mugen) – Fluid – 1 volta
22 – Craig Reiff (Dallara 306-Mugen) – Nexa – 1 volta


Volta mais rápida: John Martin 1’37″196


Abandono:
Brendon Hartley – 14 voltas
Jaime Alguersuari – 14 voltas
Nick Tandy – 8 voltas
Salman Al Khalifa – 4 voltas
Walter Grubmuller – 1 volta


Final, 2º prova:


1 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 19 voltas em 30’10″677
2 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 0″411
3 – Sebastian Hohenthal (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 2″748
4 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 2″963
5 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 3″481
6 – Esteban Guerrieri (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 4″621
7 – Atte Mustonen (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 5″653
8 – Michael Devaney (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 6″018
9 – Alistair Jackson (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 7″702
10 – Henry Arundel (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 8″933
11 – Sam Abay (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 9″449
12 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 9″637
13 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 12″783
14 – Max Chilton (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 13″061
15 – Andrew Meyrick (Dallara 305-Mugen) – Carlin – 13″997
16 – Salman Al Khalifa (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 17″127
17 – Ricardo Teixeira (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 18″489
18 – Niall Quinn (Dallara 306-Mugen) – Loctite – 18″594
19 – Jay Bridger (Dallara 307-Mugen) – Fluid – 18″803
20 – Hywell Lloyd (Dallara 306-Mugen) – CF – 20″156
21 – Kristjan Einar (Dallara 305-Mugen) – Carlin – 22″824
22 – Philip Major (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 23″310
23 – Stefan Wilson (Dallara 306-Mugen) – Fluid – 33″282
24 – Craig Reiff (Dallara 306-Mugen) – Nexa – 37″784
25 – Steven Guerrero (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1 volta


Volta mais rápida: Jaime Alguersuari 1’29″375


Abandonos:


Nick Tandy – 11 voltas
John Martin – 11 voltas


Campeonato, Classe International:


1  Jaime Alguersuari   21
=  Marcus Ericsson   21
3  Oliver Turvey   20
4  Atte Mustonen  16
5  Max Chilton  15
=  Sebastian Hohenthal  15
7  Esteban Guerrieri  14
8  Michael Devaney   13
9  Brendon Hartley   10
10  Walter Grubmuller   8
11  Sergio Perez   4
12  Henry Arundel   3
13  Alistair Jackson   2
14  Sam Abay  1 
 


Campeonato, Classe Nacional:


1  Andrew Mayrick   41
2  Jay Bridger    26
3  Niall Quinn    22
4  Hywel Lloyd    20
5  Salman Al Khalifa   15
6  Kristjan Einar   14
7  Stefan Wilson    8
=  Steven Guerrero    8
9  Craig Reiff   6